22.6.05

Povo que levas com o Rio


Inauguração da Marina do Freixo, no dia 29 de Janeiro de 2005.

"Os níveis de contaminação das águas do Rio Douro, que de acordo com as últimas análises estavam 122 vezes acima do limite, deverão agravar-se nos próximos meses devido à situação de seca, disse o cientista Bordalo e Sá. (...)
O investigador apontou como um dos locais 'mais dramáticos' em termos de poluição das águas a zona onde está instalada a Marina do Freixo, no Porto. 'A água em volta à Marina do Freixo apresenta um milhão de coliformes fecais', disse, considerando tratar-se de 'um valor inadmissível, porque o máximo recomendável para banhos no rio é de 100'.
Criticando a localização da marina, por ter sido construída numa curva e na saída de dois rios 'extremamente poluídos' (Tinto e Torto), Bordalo e Sá frisou que 'os níveis de contaminação deterioram de forma dramática a utilização da marina, além do mau cheiro que provoca'."

Comércio do Porto de ontem.


É pena. Mas tínhamos razão.

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Mais vale tomar banho numa fossa séptica.
Só de pensar nas pessoas que "vão a banhos" na praia do Areinho, do outro lado do rio...temos mutantes, X-files!

10:12 da manhã  
Blogger Rui Manuel Amaral said...

Pois. Por isso, a história da Marina construída em cima de dois esgotos ainda é mais hilariante.

12:18 da tarde  
Blogger Rui Manuel Amaral said...

Nem por acaso. Repare-se na última "notícia" surgida no site da câmara.

"Oposição volta a chumbar projecto do Palácio do Freixo

Os partidos da Oposição voltaram hoje a chumbar, em reunião do Executivo camarário, a proposta de reconversão do Palácio do Freixo em Pousada de Portugal.
(...)
O objectivo [do projecto] passava ainda pela criação de um importante pólo de desenvolvimento numa área fundamental para a cidade e para a região assente no turismo de qualidade, onde já existe a Marina do Freixo."

Portanto, "turismo de qualidade" junto ao Esteiro de Campanhã, na foz dos rios Tinto e Torto. Absolutamente extraordinário. E estes tipos dizem estas coisas com uma lata descomunal.

3:05 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Uma marina que nasceu torta e agora está quase tinta...

3:11 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home