18.7.05

Documentários portugueses na 2:



Finalmente o canal 2 da RTP resolveu abrir as suas gavetas e mostrar a recente produção documental portuguesa. Até sexta-feira serão exibidos, por volta da 1h00, cinco documentários. O primeiro é "Rabo de Peixe" (hoje), um filme de Joaquim Pinto e Nuno Leonel. Rabo de Peixe (Ilha de S. Miguel, nos Açores), uma das localidades mais pobres de Portugal, é o cenário para uma história de resistência e sobrevivência. O filme acompanha a vida do pescador Pedro durante um ano inteiro.
Amanhã passa "Rebelados - No Fim dos Tempos", de Jorge Murteira. Filmado na Ilha e Santiago, Cabo Verde, o filme acompanha o quotidiano e as expectativas de três rebelados que esperam pelo fim do mundo, anunciado pelos mais velhos para o fim do milénio. Também passado em África, desta feita em Moçambique, é "Kuxa Kanema", um filme admirável de Margarida Cardoso sobre o nascimento do cinema naquele país (quarta-feira).
De regresso a Cabo Verde, "Mais Alma", de Catarina Mourão, acompanha o processo de criação dos espectáculos de teatro de artistas caboverdianos. A cineasta olha para os bastidores do teatro, mas foca, principlamente, a vontade que os artistas têm de procurar e exprimir uma nova identidade.
Sexta-feira, regressa-se ao tema do cinema com "Onde Jaz o Teu Sorriso?", de Pedro Costa. O cineasta português acompanhou a montagem de "Sicília", de Danièle Huillet e Jean-Marie Straub. O filme, que recebeu com toda a justiça rasgados elogios dos "Cahiers du Cinema", é um documento impressionante sobre o processo criativo.

Luísa Marinho

3 Comments:

Blogger Lídia Aparício said...

É mesmo finalmente!Espero que seja o começo para outros ciclos e de preferência um pouco mais cedo, quanto à transmissão.

6:20 da tarde  
Blogger Roberto Iza Valdés said...

Este comentário foi removido pelo autor.

5:27 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

ola eu nao sou de rabo de peixe mas custa-me a ouvir estas pobres criatuas a falarem mal e dizer que rabo de peixe era a localidade mais pobre de portugal eu ja la fui e nada de isto vi se calhar alguem que tem dores de barriga por inveja coitado de quem nao sabe o que diz por acaso eu fui la e vi muito luxo comparando com todo o portugal

10:23 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home