19.7.05

Anita na DGCI: online e off the record

A Anita é uma pequena editora em part-time, registada como empresária em nome individual sem contabilidade organizada. Quer dizer que a partir do corrente ano fiscal, a Anita tem de enviar todas as suas declarações de contribuinte pela Internet.
Começou pelo IVA do primeiro trimestre de 2005. A Anita tem formação superior, está até a acabar o doutoramento. A Anita demorou três horas a quitar o computador, importou o Java, alterou os settings de segurança, fez resets, escreveu mails à DGCI, recebeu mails da DGCI. A Anita lá conseguiu aceder ao formulário do IVA. Ficou contente por o seu avô, agricultor que aprendeu a ler sozinho e a escrever quadras populares, partilhando com ela a mesma situação de contribuinte, não ter de perder o tempo que a Anita perdeu. O avô da Anita nunca viu uma Internet, não tem computador, e portanto mandou à neta os dados, as senhas confidenciais, e a Anita preencheu também o formulário do avô. Preencheu ainda o formulário da sogra, professora do ensino secundário, que partilha com o avô da Anita a situação de nunca ter visto uma Internet.
Então a Anita recebeu em casa uma nota da DGCI a dizer que era obrigatório entregar, também pela Internet, o formulário modelo 10 relativo às retenções na fonte dos rendimentos pagos a terceiros. A Anita tinha pago 150 euros ao Filipe, englobado no quadro fiscal dos miseráveis artistas, sem obrigação de retenção na fonte. Mas a Anita era obrigada a reportar que lhe tinha pago, embora não retido. A Anita foi à Internet. Não percebeu como entregar a declaração. Fez uma busca. Apareceram-lhe umas coisas, que depois veio a saber já antigas, com formulários para preencher em ASCII e enviar.
A Anita telefonou para a DGCI. A DGCI ficou indignada porque a Anita, com curso superior e formação avançada, não tinha descoberto que devia ir ao quadro nº cinco da lista à extrema direita da página net, onde dizia "contribuintes" para procurar o modelo 10. A Anita lá foi. A Declaração demorou 50 min a carregar. Quando apareceu, a Anita não soube como enquadrar o caso especial do Filipe.
A Anita decidiu deslocar-se às Finanças. Havia lá muita gente com avisos do modelo 10 na mão. A Anita esperou duas horas para ser atendida. O Sr. das Finanças olhou para o triste recibo verde do Filipe a declarar o pagamento da Anita, e deduziu que tinha sido a Anita a prestar um serviço ao Filipe. A Anita teve de explicar ao Sr. das Finanças como funcionava um recibo verde, demorou ainda mais algum tempo a esclarecer a triste situação que ali a levava, e pediu por favor para entregar a declaração em papel. O Sr. das Finanças disse que não podia ser, e pedia desculpa mas não tinha rede para ir à Net ver com a Anita como fazer. Enfim, lá lhe deu uma dica, apontando para o modelo em papel: se isto aparecer na Net, experimente escrever aqui B1.
Brilhante. A Anita voltou para casa, foi à Net, demorou mais 50 min a carregar a declaração, pôs lá o B1, e a coisa até que ia, não fosse depois o quadro CO1 não jogar com o quadro CO2, e o C05 estar incompleto. Mais meia hora e a Anita lá conseguiu amanhar a coisa. A Anita submeteu a declaração. O sistema Net levou 40min a responder: a declaração não foi submetida com sucesso porque expirou o tempo de utilização.
A Anita da próxima vez vai dizer ao Filipe que não vale a pena gastar os seus recibos. Paga-lhe umas minis e continuam amigos como dantes. Vai ainda dizer ao avô que tenha paciência mas arranje lá um esquema qualquer com o pastor e não a chateie.
Mas ainda bem que a Internet existe para facilitar a vida e dispensar os funcionários públicos.

Margarida Vale de Gato

9 Comments:

Blogger João Fialho said...

équescelente.
isso da intermete é o quê?

Olhe se tiver tempo mas só se tiver mesmo um tempinho livre se não tiver pronto Passe pelo meu sítio que é já ali e fica em
http://emdirecto.blogspot.com/

engrandecido.
Xau.

10:54 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

http://esomaisumblog.blogspot.com/

12:15 da manhã  
Blogger Unknown said...

Fantástico!
É mesmo assim que tudo se passa, ainda ñ tinha lido nada que explicasse tão bem a m* da burocracia e das entregas dos formulários e etc...
É pena ter cá chegado depois disto ter acabado.

6:32 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Novos destaques imagens intensas, vale a pena sentir, as aventuras e
imagens. O meu nome é Patricia, sou de São Pedro do Sul e
engª florestal, o curso em Bragança.

Não deixem de visitar. Uma supresa. Muitas novidades....... Demetal
Correspondência, fotos.

Basta clicar aqui:
http://sanpeterofsouth.blogspot.com/
http://ultimatefuck.webcindario.com/

Endereço completamente seguro

Jokas

10:34 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

COITADA DA ANITA. É MESMO MUITO BURRA. IMAGINO COMO DEVE SER O CURSO SUPERIOR QUE ELA ETÁ A TIRAR,PARA NÃO SABER COMO UTILIZAR UM DETERMINADO SITE. JÁ AGORA ESSA "SENHORA" (SERÁ) DEVREIA ESTAR DO OUTRO LADO E ATENDER TANTO BURRO QUE LÁ VAI, ARMADO EM CÃOCOM PULGAS, CHEIO DE ARROGANCIA E COM O REI NA BARRIGA,PENSANDO QUE SÃO ESCRAVOS QUE ALI ESTÃO, E DEPOIS SABERIA COÇO ELAS MORDEM

12:41 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

This is very interesting site... tennis Picnic sex pics acyclovir dose Landlord grants security center battery buy ultram Camping scrapbook stickers

7:10 da tarde  
Blogger Roberto Iza Valdés said...

Este comentário foi removido pelo autor.

3:20 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Coitada da Anita, de tão bronca certamente que não vai necessitar de preencher muitas declarações das finanças. Provavelmente, lhe chegará, preencher os formulários do fundo de desemprego, ou de apoio à indigência numa qualquer instituição Privada de solidariedade social.

10:34 da tarde  
Anonymous Clipping Path said...

I really like and appreciate your post.Thanks Again. Keep writing.

9:44 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home