4.6.05

Às vezes não percebo esta gente

Às vezes não percebo esta gente. Diz Pulido Valente no Público de 3 de Junho

«E sobre a América, bastam dois números: a) todo o orçamento do ensino superior em Inglaterra, incluindo o politécnico, não chega a um terço do orçamento da Universidade de Harvard; e b) 51 por cento das patentes registadas por ano são americanas. Contra isto, a França, a Holanda e a «velha Europa» têm o seu «modelo social». Até não terem nada.»

Ora, o orçamento da Universidade de Harvard (2,6 mil milhões de dólares) é equivalente ao orçamento do ensino superior de Portugal (2,1 mil milhões de euros), um país muito mais pindérico do que o Reino Unido. Ainda por cima, cheira-me que não se podem comparar maçãs com peras. Como a «América» é a «América», as Universidades, sobretudo privadas, têm a cargo do seu orçamento rubricas que na Europa são da responsabilidade do Estado em geral. Por exemplo, Harvard gasta cerca de 300 milhões de dólares anualmente com os reembolsos e pagamentos dum sistema de pensões e de previdência para os seus funcionários (não contando pois com certas despesas de funcionamento, como os salários do pessoal que gere esse sistema,respectivas instalações, etc.).

Em tempo. Sobre o das patentes. Na «América» (vulgo, Estados Unidos da mesma),a lei das patentes é diferente da europeia. Por exemplo, Jay Walker patenteou o conceito de leilão inverso que deu origem à Priceline.com, empresa da nova economia (na Europa não se pode patentear um "conceito de negócio"). Jay Walker fundou mesmo uma empresa destinada apenas a inventar ideias de negócios para patentear, tendo declarado à revista Forbes (17 de Maio de 1999):

"Esperamos licenciar certas patentes a empresas já estabelecidas. Se você inventasse uma nova variedade de cereal, queria ser agricultor ou a Monsanto? A vida é curta, seja a Monsanto!"

Grande progresso para a humanidade e fornecedor de argumentos para VPV...

Portanto, coiso, vou dormir!

Ainda em tempo. Assim como quem não quer a coisa, dois investigadores da japonesa Sony inventaram e patentearam um processador que é capaz de dar cabo da Intel. Casados com a IBM, é certo, mas no preciso momento em que a IBM vendeu a parte dos computadores aos chineses, para se dedicar a coisas mais vaporosas, mais imateriais... Portanto, os Jay Walkers deste mundo podem patentear o que quiserem, falta saber para quê. Digo eu.