26.6.05

Para ter êxito nos exames

(Estes conselhos úteis que dei à minha filha para o exame de Francês aplicam-se a qualquer disciplina da área das humanidades.)

Tu, minha filha, acalma-te, varre da cabeça a fantasia e essa preocupação de fazeres bem, ou não chegas a lado nenhum, incluindo no Francês.
Começa pela composição, que vale mais pontos, e faz como eu te ensinei: 1. Introdução, com os tópicos a), b), c)... que vais desenvolver no ponto 2. Desenvolvimento, seguindo rigorosamente os tópicos que queres explanar. Termina por uma 3. Conclusão curta e a teu gosto (moral, social... mas politicamente correcta).
Escreve frases curtas e simples, e certifica-te de que não têm erros. Se não tiveres a certeza, escreve uma frase ainda mais simples. Se possível repesca palavras, expressões e frases ligeiramente modificadas que encontres no texto de referência do exame, e assim terás a certeza de que não erras (não é plágio, é esperteza). Não interessa o que dizes, mas como o dizes.
Bem sei, minha filha, que te vais sentir burra, que vais sentir que prostituis a tua inteligência jovem e acutilante, que perdes a curiosidade e a sensibilidade até para leres o Prévert que eu te ofereci pelos teus anos, que estás a mentir-te, mas lembra-te: nos exames, como na vida, o que conta é a esperteza e não a inteligência, a curiosidade ou a sensibilidade. E lembra-te, um exame não é literatura, e a única pessoa que vai ler o que escreveste é o professor que te avalia, que nem te conhece e só quer o teu bem e o dele (mesmo assim, não te exponhas, sê fria e esperta, minha filha). Lembra-te, sobretudo: escreve só o que as pessoas estão à espera de ler, o que já foi escrito noutros lados.
Assim, minha filha, vais perder o interesse pelo Prévert, pela língua francesa e até pela leitura em geral, mas como sabes a gramática, o tempo, o espaço e a estrutura do récit, arrancas um 18 ou 19 e, embora não saibas um corno de francês, essa invejosa da doutora Carminda, lá por ter duas filhas na universidade, vai ter de engolir que tu também és uma linda menina inteligente e assisada.

Filipe Guerra

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Sempre aconselhei assim os meus alunos, é a regra KISS: KEEP IT SIMPLE, STUPID.

4:12 da tarde  
Blogger clarinda said...

Olá,

Gostei muito deste texto e diz exactamente o que eu penso. Amanhã vou ter os meus alunos de francês no exame. Aconselhei o mesmo...é o sistema é o sistema

11:30 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Merci beaucoup Bon Sauvage! Vive la chico espertesse!

4:52 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home