31.5.05

Não devia, pois não!

Querida Ana Gomes, assim não vamos a lado nenhum.

Escreve isto:

«Escrevo a quente e provavelmente não devia. Mas, confesso, o que mais me enoja é a rapaziada fabiusista, que seguiu carneiramente o chefe esfomeado de projecção presidenciável e para isso violou as mais elementares regras do jogo democrático, ao ir contra o resultado do referendo interno do PSF. Alguns deles/delas, meus colegas no Grupo socialista no PE, que até votaram a favor da Constituição na Convenção!»

Explique aos seus leitores que a Constituição, depois de ser votada na Convenção, uma assembleia ad hoc constituída por deputados europeus e nacionais, representantes dos governos e chefes de Estado e da Comissão Europeia, e, ainda, como observadores, representantes avulsos da sociedade civil, nenhum deles eleito para fazer uma constituição, e ainda para mais reunidos ali apenas com mandato do Tratado de Nice para simplificarem os tratados da UE, uf, explique que a Constituição, depois de aprovada por eles, foi à Conferência Intergovernamental para sofrer uma toilettage por parte dos governos, os quais, nunca, jamais, em tempo algum, tiveram competência constitucionalizante, e que depois de devidamente penteada e ajeitada surgiu irreconhecível a alguns convencionais, como aconteceu a Pervenche Berès, que foi uma das tais colegas suas que votou "sim" na Convenção e "não" no referendo.

Explique isso. E explique ainda como poderá discutir com os fabiusistas (isto é, os que seguiram nesta aventura Laurent Fabius, ex-primeiro-ministro de François Mitterand), e outros dirigentes e militantes socialistas franceses que provaram que afinal o povo de esquerda e mesmo o "povo socialista" não estava assim tão alinhado pelo "sim" como parecia (apesar de todas as chantagens, de toda a propaganda, os socialistas votaram fifty fifty), se a primeira coisa que se lembra de lhes dizer é "que nojo que me metem".

Estou mesmo a ver a Ana Gomes chegar a uma reunião para concertar estratégias para o futuro e dizer-lhes: "Sem querer ofender, vocês metem nojo. Então vamos lá discutir com calma o que vamos fazer."

Isto é só para ser amável e não insinuar que nada disso é argumento racional, fum fum.

EM TEMPO. Já sei que estou a abusar. Desculpem lá, é o narcisismo dos blogues.