7.4.05

O betão da Casa da Música merece, portanto, a nossa plena confiança

"O betão é simultaneamente a estrutura e o acabamento final da Casa da Música - edifício onde arquitectura e engenharia são indissociáveis e se potenciam mutuamente.
O exterior do atípico edifício exibe-se agora em esplendor. O betão branco está na sua melhor forma: novo, livre de manchas de sujidade, escorrimento de oxidações ou vestígios de humidades e fungos. (...)
A manutenção do bom aspecto do betão branco aparente é em grande parte assegurada eliminando a possibilidade de fissuração do mesmo, o que se consegue quantificando correctamente os esforços em estado limite de utilização. (...)
Toda a superfície exterior do betão está protegida com um produto hidrófugo (que preserva da humidade) com vista a evitar o aparecimento de fungos.
As zonas inferiores das superfícies em betão aparente (até cinco metros de altura) estão ainda protegidas com um produto anti-grafitti que possibilita a limpeza de eventuais pinturas murais, ou seja, impede os pigmentos das tintas grafitti de penetrar em profundidade nas superfícies e facilita a remoção das mesmas."*

Confesso com vergonha que cheguei a alimentar algumas dúvidas sobre a qualidade do betão branco utilizado nas paredes exteriores da Casa da Música. Felizmente, parece que não há motivo para preocupações. Ainda bem.

* Comércio do Porto de hoje.