15.4.05

"Justine" e Sporting passam no teste

14 de Abril de 2005, 18 horas e 30 minutos, Culturgest, Lisboa. Comunidade de Leitores liderada pela Helena Vasconcelos marca pontos. O debate em volta de "Justine" (primeiro livro do "Quarteto de Alexandria", de Lawrence Durrell, ou Lourenço Duracell, como tive o desplante de lhe chamar) foi de elevadíssimo nível.
Logo à chegada, deparei com cinco edições diferentes de "Justine". Na sala havia ainda mais três ou quatro diversas, desde o grafismo da capa até à língua. Desde o português ao inglês, passando inclusivamente pelo francês.
Post-it nos livros era coisa que não faltava. Desde os amarelinhos do Zé (que começa a colocar marcas e depois vai desistindo, se o livro for muito bom) até aos meus vermelhinhos da Silveira. O "Mountolive" já vai ter em verde, esgotei os vermelhinhos.
(Sabem que cada embalagem de post-it custa o preço de um bilhete de cinema?)
A meio da sessão, a visita agradável de Maria João Seixas, "oficial do mesmo ofício" e também "líder" de outras Comunidades de Leitores. Maria João leu "Justine" ainda antes dos 15 anos, por conselho da Tia Júlia, às escondidas da mãe. O livro tinha vindo da Rodésia e Maria João vivia em Lourenço Marques.
Foram duas horas que passaram a correr. Cheguei a casa, olhei para a TV e vi o Sporting a perder 1-0. Pensei: "Já fomos". Afinal, a segunda parte deu-me a segunda alegria do dia, depois da Comunidade.

Luís Graça