22.4.05

Hitler/Ganz: a face do monstro



Lotação esgotada na estreia do Festival Indy no Forum Lisboa. Eram 20h30m. E lá ficou o Luís Graça a olhar para a menina da bilheteira com cara de parvo. Não que a surpresa fosse total. Ficarão para outras núpcias (será?) as imagens de "Born into Brothels".
Tempo para sentar num banco da Av. Roma e esperar pela chegada do meu amigo Álvaro, com quem tinha combinado a sessão. Aceitou o meu plano B. Regressei às cadeiras do Londres depois de uma longa ausência.
Mesmo assim, mais longa que "A Queda", que teve direito a intervalo pelas 23 horas. Não se pode absorver o senhor Adolf Hitler de uma assentada.
Belo filme, que me prendeu ao ecrã do princípio ao fim. A mim e à trintena de espectadores que rumaram ao Londres em noite de estreia. "A queda", filme-choque em 2005, sobre uma guerra que acabou em 1945. Que mistério encerra Hitler para que, tantos anos passados, a evocação da sua figura ainda faça tremer muita gente?
Já vi muitos documentários sobre a morte de Hitler, nomeadamente no Canal História. Já li um bocado sobre o tema. Mas "A queda" apresenta a mais-valia cinematográfica de se basear num livro de memórias da sua secretária. É uma viagem aos infernos do "bunker", com demoradas paragens e apeadeiros na monstruosidade de Hitler, espectacularmente interpretado (ou mimado, os encarnado, ou vestido) por um Bruno Ganz a anos-luz do anjo de "As asas do desejo".
Até aqui nada de novo. Conhecedor das capacidades de Ganz, limitei-me a confirmar os seus talentos. Que mais não fazem do que encaixar como uma luva num filme extremamente credível e que não faz campanha como Michael Moore.
Já se disse e escreveu que o filme humaniza demasiado a figura de Hitler, o que não seria aceitável na Europa de hoje, de um ponto de vista ético. Se o que nos é dado ver humaniza demasiado Hitler...vou ali e já venho. O filme mostra meia-dúzia de afirmações perfeitamente terríficas, seja em relação ao holocausto, seja em relação ao povo alemão, que Hitler entrega ao seu destino de forma fria e cruel, responsabilizando-o por todas as desgraças da Alemanha.
O casting é bastante eficiente e a reconstituição de Berlim é muito bem feita. As cenas de guerra urbana estão quase ao nível de "Estalinegrado", que era nitidamente um filme de guerra, ao contrário de "A queda", que é um filme sobre a culpa e sobre Hitler.
Porque é com a aceitação plena da culpa, por parte da sua secretária, que o filme abre e fecha. Pelo meio, explicam-se as razões dessa culpa.
Um grande filme.

Luís Graça