11.4.05

Comunidade de Leitores arranca com Lourenço Duracell ultra



Ora aí está o que é! A terceira Comunidade de Leitores da Culturgest (Lisboa) arranca em grande com o "Quarteto de Alexandria", de Lourenço Duracell, que vai durar cinco sessões. E dura, dura, dura...
A primeira, que já lá vai, de apresentação do pessoal e introdução ao senhor, mais as outras quatro, dedicadas a "Justine", "Baltasar", "Mountolive" e "Clea".
O senhor Lourenço Duracell (também conhecido por Lawrence Durrell, nome com pinta de escritor policial, segundo um dos comunitários) diz assim a páginas 43 de "Justine":
"(...)Se chegou, porventura, a conhecer-me, deve ter descoberto que para todos os que sentem profundamente e que têm consciência da inescrutável teia do pensamento humano só uma resposta é possível - uma irónica ternura e silêncio (...)".
O homem escreve!
Pensava eu que teria alguma dificuldade em mergulhar naquelas descrições de Alexandria, depois de dez dias de leitura em "speed" de "Um sorriso inesperado" (do meu amigo Direitinho), "O ano em que Zumbi tomou o Rio" e "O vendedor de passados" (do meu amigo Agualusa) e "O canto da sereia" (do Nelson Motta, que não conheço, mas tenho pena). Com intervalo pelo meio para "encalhar" na BD de "Les Aveugles", de um senhor com um nome bastante comum: F'Murrrrr.
Afinal, pus-me a ler a Justina e aquilo vai por ali fora, apesar da riqueza da escrita, que nos obriga a parar nos "miradoiros" (ou pensadoiros) vários que estão estacionados em cada página.
Na Comunidade de Leitores, há uma senhora que já leu o Quarteto por seis vezes, ou seja, leu 24 livros! A insigne coordenadora da Comunidade, Helena Vasconcelos, tem uma edição de 1966 e tomou contacto com a obra por esses tempos.
Eu estou completamente virgem no Lourenço Duracell. Mas que o homem tem pilhas de talento, lá isso tem.
Vai mais um cheirinho, para concluir o post:
"(...) Sentado à mesa com ele, vi uma melancia fremir sob a carícia do seu olhar e senti vibrar as grainhas do seu ventre (...)".
Está na Justina, página 39.

Luís Graça