12.4.05

As partes sensíveis

"O meu edifício [sede do BPN] procura dialogar com outros, nomeadamente com a Casa da Música. Do mesmo modo que esta tem que dialogar com o meu. Caso contrário, estaríamos num país de surdos-mudos na arquitectura."
Ginestal Machado, autor do polémico edifício-sede do BPN projectado para as traseiras da Casa da Música.

SEDE DO BPN: Olha lá, ó minha linda, vamos dialogar?
CASA DA MÚSICA: (com voz de soprano) Eu não falo com parolos espelhados.
SEDE DO BPN: (com a mão direita pousada sobre a anca) Estás a armar-te em intelectual, ó cara de meteorito?
CASA DA MÚSICA: (com voz de contratenor) Meu caro senhor, se insistir em dialogar comigo, serei forçada a voltar-lhe as costas.
SEDE DO BPN: De costas já estás tu, ó bifa! Não tenho medo de nada e muito menos de ti. Dialoga comigo com modos ou ainda levas com um janelão nas fuças.
CASA DA MÚSICA: (como se cantasse uma ária) O senhor não passa de uma ingénua caricatura arquitectónica. A repetição anacrónica de um modelo que na origem era já gasto de sentido e cujos "tiques" repercutem a arquitectura banal que inunda as periferias das cidades.
SEDE DO BPN: Ai, a gaja... A arquitectura não se faz de peças isoladas, minha linda! Se queres saber, nem devias estar aqui. Um edifício como tu devia estar no meio do mato, entre os pinheiros. Eu não tenho culpa que os marmanjos da Câmara tenham escolhido mal a tua localização.
CASA DA MÚSICA: (voz de contralto com pequenos detalhes de soprano) Meu caro senhor, eu represento objectivamente o state of the art na arquitectura. A minha importância é ainda exponenciada se tivermos em conta que a arquitectura contemporânea encerra hoje uma verdadeira coligação de disciplinas que se exprimem abertamente. Nesse sentido, eu sou também o state of the art nas engenharias, na construção, na acústica, no design.
SEDE DO BPN: Com essa conversa fiada toda, acho que queres mais qualquer coisa... Estás mesmo a pedi-las, ó boa!
CASA DA MÚSICA: (voz de contratenor) O senhor denota um carácter degenerado, primário, quase selvagem. Admito que isso me fascina. Ó, sim, bata-me com força e arraste-me até aos camarins.