22.3.05

Tochas continua incandescente

Pedro Tochas continua incandescente, ou melhor, "on fire", na linguagem da NBA. Não resisti a bisar o espectáculo "Maiores de 18". Como o nome indica, não é para corações sensíveis ou mentes preconceituadas.
Este trintão que já é mestre da Stand Up Comedy tem-se preocupado em evitar que as pessoas "choquem uma trombose" (expressão com marca registada) e a maneira que encontrou para fazer isso foi escrever um espectáculo com 90 minutos de duração, prolongados numa segunda parte de tertúlia com o público. Quanto à interacção, ela começa mal Tochas sobe ao palco do bar do Teatro da Trindade, onde o êxito obrigou a uma "segunda volta" deste campeonato do riso e da subversão.
Os "desvios sexuais" e as experiências do "cidadão comum" são um bom ponto de partida para um festival de gargalhada em que Tochas se comporta como um autêntico "pistoleiro da provocação", disparando sobre tudo o que mexe.
Porém, um aliciante do "Maiores de 18" é constituir-se igualmente como oportunidade para contactar de forma mais próxima com o ?performer?, que não se furta a uma boa sessão de perguntas e respostas, de molde a satisfazer a curiosidade do público sobre temas tão diversos como o método criativo, os anúncios da Frize ou as suas experiências nos espectáculos de rua por esse mundo fora.
Sem querer "desvendar os mistérios" deste "Maiores de 18", podemos dizer que o surgimento recente de um cão que guia tractores (ideia com pouco mais de um mês) é uma mais-valia de intensa luminosidade.
Tochas forever!

Luís Graça