8.3.05

Olá, eu sou o John.



Numa aula de História do 7º ano, em Vieira do Minho, foi pedido aos alunos que se imaginassem na Atenas clássica e que descrevessem o seu quotidiano, na perspectiva de um cidadão, de um meteco e de um escravo. Esta foi a resposta do Marco Almeida, de 14 anos.

"Cidadão: Eu sou um cidadão de 26 anos, filho de pais atenienses. Possuo várias terras. Hoje vou trabalhar uma das minhas terras junto com os meus escravos. À hora de almoço vou à mercearia comprar um peixe para o meu almoço e vou grelhá-lo porque a minha mulher e os meus filhos gostam assim. Eu cá gosto dele assado. Na parte da tarde vou outra vez ao Mercado comprar alguns escravos e vou de volta para casa.

Meteco: Olá, eu sou o John. Sou inglês mas estou aqui na Grécia há sete anos. Conheci uma bonita rapariga com quem me casei e tive filhos. Sou um grande artesão e agora na parte da manhã tenho que fabricar umas estatuetas em barro e uns vasos para um amigo cidadão. Na parte da tarde os cidadãos estavam na praça pública a falar de Politica. Ao chegar a casa estavam lá dois homens à minha espera e eu tive que lhes pagar um imposto da água e fui dormir.

Escravo: Hoje o meu amo mandou-me lavrar a sua terra. Eu cansei-me e caí para o chão. Ele bateu-me com um pau e partiu-me as costelas. Como não podia levantar-me pegou em mim e abandonou-me na estrada."

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

bue mau nao tem nada a ver

11:18 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home