23.3.05

É o Porto, estúpido!

PIM
"[Rui Rio] é uma combinação curiosa de autoritarismo, complexos de perseguição, despotismo iluminado, contabilidade criativa, maldicências acerca de tudo o que estava antes dele, desconfiança crónica, obsessões recorrentes, populismo fácil e uma imensa ausência do que seja o conhecimento de como se deve governar uma cidade. Do outro lado, uma paixão pelos calhambeques, um fascínio novo (não sei se sincero ou instrumental) pelos arquitectos famosos, uma habilidade para usar o Metro do Porto como empresa faz tudo, pegamos em qualquer serviço, fazemos entregas ao domicílio."

Álvaro Domingues, no Público de ontem (não está em linha).


PAM
"Calada tenho estado e sei que muitos outros também o estão. Mas não posso calar mais. A mágoa é grande, assim como a estupefacção pelo continuado desconhecimento ou menosprezo do 'ser' das coisas publicas e isto impele-me a não ficar calada. (...) [Nos últimos anos, no Porto] privilegiou-se 'redesenhar' espaços estabilizados na malha urbana com carga patrimonial apropriados pelo imaginário colectivo, ignorando que a defesa do património diz respeito a todos. Será de ficarmos calados? Mesmo quando, como no caso da Praça da Liberdade e da Avenida dos Aliados, a Câmara do Porto usa a autoridade de dois consagrados nomes da arquitectura [Siza Vieira e Souto Moura] para pretender manter-nos calados? Ora isto não pode estar bem!"

Teresa Andresen, no Público de ontem (não está em linha).

PUM
"A maioria dos portuenses (65,1%) dá nota positiva ao trabalho realizado por Rui Rio à frente da Câmara do Porto. E do total dos inquiridos, mais de um terço (37,2%) atribui-lhe "bom" e "muito bom" - nota acima dos 14 valores (em notas de 0 a 20), [de acordo com a sondagem realizada para o COMÉRCIO pelo IPOM - Instituto de Pesquisa de Opinião e Mercado Ldª.]"

Tema de capa do Comércio do Porto de ontem.