2.3.05

As aparições do Porto


Guilhermina Suggia, fotografada por Alvin Langdon Coburn.

O Comércio do Porto dá conta, na sua edição de hoje, do programa cultural que a Câmara do Porto preparou para celebrar o período pascal. O programa, que me parece muito interessante e que prova que a falta de dinheiro não é condição para que não se realize obra, inclui vários concertos de música sacra e popular, ateliers para crianças e animação de rua. Enfim, trata-se de uma iniciativa que merece da nossa parte um forte aplauso. Até porque, de acordo com a repórter do Comércio do Porto, Ana Isabel Pereira, o programa inclui a participação especial de Guilhermina Suggia, que reaparecerá para um recital único, absolutamente a não perder:

"Os grupos que vêm ao Porto são de renome nacional e internacional como é o caso de Guilhermina Suggia que, recorda Sousa Lemos [vereador da cultura], 'esteve na Câmara do Porto' e cuja viagem em Março é uma oportunidade rara para ouvir o seu violoncelo."

Se ainda restassem dúvidas quanto ao papel central do Porto no mundo actual, elas dissipar-se-iam aqui e agora. O Porto está definitivamente na rota dos grandes acontecimentos deste mundo e do outro.