31.3.05

Agualusa e o cavalo de D. Quixote.



Um Café Literário na Biblioteca de Oeiras. Noite de quarta-feira, após o empate da selecção de futebol na Eslováquia. Cá o "je" requisitado para entrevistar o seu amigo José Eduardo Agualusa, a propósito do livro "O vendedor de passados", que a agenda do Público transformou em "O vendedor de pássaros".
- Já me aconteceu doutras vezes - confessou-me o escritor.
Um homem inventa uma osga chamada Eulálio para narrador do livro e depois dão-lhe com pássaros na volta do correio. É assim a vida de um escritor.
Agualusa não se perturba e agora está virado para os cavalos. Ou melhor, para um cavalo muito particular, o Rocinante, montada de D. Quixote. Cinco escritores, cada um a escolher uma figura-satélite do Cavaleiro da Triste Figura. Para um projecto de contos.
- Escolhi o cavalo, claro. Porque o burro não constava da lista. Senão tinha escolhido o burro.
Agualusa não se queixa. Dá-se bem com as encomendas: "Porque sou preguiçoso. Se não tiver de escrever não escrevo".
Mas no que toca aos romances a coisa fia mais fino: "Para escrever um romance é preciso estar apaixonado. É preciso acreditar que a ideia central é muito boa. Pelo menos enquanto estamos a escrever".

Luís Graça

2 Comments:

Blogger Roberto Iza Valdés said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

3:13 da manhã  
Blogger M. said...

Andava eu à procura da capa desse livro, que comecei a ler ontem, e chego aqui. Vocês têm comentários muito... estranhos...
Madalena

11:35 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home