16.2.05

Umbigo #143



Bebe lá um copo, ó pá!

Jamie Foxx estava todo satisfeito a beber uma "pint" num pub de Londres, a festejar o prémio de melhor actor, concedido pela Academia Britânica (tratava-se dos conhecidos Bafta, os óscares britânicos).
Como Londres é uma Babel, mais preto menos preto não fazia grande confusão aos bêbedos habituais, que não estavam a reconhecer em Jamie Foxx o glorioso intérprete de Ray Charles e do quarterback que vomitava sempre antes de um grande passe, no campeonato de futebol americano ("Um domingo qualquer").
De resto, os típicos bêbedos de pub londrino preferem a "foxy lady" das páginas 3 dos tablóides aos Foxx talentosos do cinema. Um bom par de mamas bate qualquer "biopic" e os bêbedos nem pensavam assim por terem lido a crítica de Alexandre Borges na "Capital" de domingo.
Eis senão quando, no meio de um grande estrondo, entra no "pub" Leonardo di Caprio, aos tombos, com as roupas todas rasgadas e o nariz partido.
- Porra prò avião! Estava a ir tão bem... o que terá dado nos cornos do motor, para parar nos momentos mais inconvenientes? Posso ter cara de miúdo, mas de aviões percebo eu! Ó chefe, dê-me lá aí um copo de leite!
O copo de leite chegou, mas Leonardo tinha sérios problemas em pegar no vasilhame. Uma dedada bem grande intimidava-o. A malta não faz ideia da quantidade de micróbios que as pessoas têm nas mãos.
- Olha o Leonardo! My man! Gimme five!
Pois é, olha o mocito novo, ingénuo. Atão alguma vez o Leonardo "Howard Hughes" di Caprio ia cumprimentar um preto a cheirar a cerveja Guiness?
(todos os pretos deviam beber Guiness, que é uma reputada cerveja da mesma cor)
Ficou por ali o Foxx de mãos a abanar. O Jamie, que até é bom rapaz e diz umas piadas giras no "talk-show" do Conan O'Brien, não achou grande graça ao gesto rude do Leonardo:
- Ó Leonardo, my man, se fosse nos "Gangs de Nova Iorque" eu até te desculpava, mas no caso do "Aviador" devias ser um gajo educado. Podes muito bem ser maluco e educado. Manias todos nós temos, mas a educação não custa nada. Eu fui criado por uma avó, no Texas, e não é por isso que perco a humildade. Bebe lá um copo comigo, ó pá!

Luís Graça