17.2.05

Post Scriptum # 498



Nudez feminina importada de El Ferrol

Casa Fernando Pessoa. Fim de tarde luso-galaico. Editorial Teorema. Livro: "Uma mulher nua". Autora, nascida em El Ferrol (Galiza). Lola Beccaria. Capa com base num fabuloso desenho de Tamara de Lempicka.
Helena Vasconcelos dissertou durante meia-hora sobre a história do sexo e depois abalançou-se a falar do livro. Lola exultou: "A melhor apresentação que já fizeram a um livro meu".
E depois falou, espicaçando a alma dos humanos: "Comam um gelado antes de comer. Onde está escrito que se pode perder o emprego se se fôr extravagante e divertido?".
Convite de lançamento. Cito: "(...) Jogar ao sexo como se joga às escondidas. Ir crescendo com a ideia de que o sentimento é algo de que temos de ter vergonha. O paradoxo de sentir para não sentir. Lola Beccaria fala-nos na urgência vital que representa a busca pelo afecto, pondo a descoberta daquilo que é uma necessidade legítima e mostrando os preconceitos inúteis em que o transformamos(...)".
"Está a ouvir, Zapatero? Precisamos de um Ministério do Amor e do Sexo". A autora, num programa de televisão espanhol, de muita audiência.
Quarta-feira, malas feitas, ala de comboio para a Póvoa do Varzim, para a "Corrente D'Escritas". Helena Vasconcelos partiu de carro. A 7 de Abril teremos a nossa Helena aos comandos de mais uma Comunidade de Leitores da Culturgest.
Eu dei corda aos sapatos e demandei as livrarias, em busca do primeiro livro: "Justine", de Lawrence Durrell.

Luís Graça