18.2.05

Post Moderno #4

Notícias da Cultura

Santana Chumba no Teste para Surrealista

Sempre se confirma: Santana Lopes chumbou no teste para surrealista, juntamente com Paulo Portas. Segundo declararam ao nosso blogue fontes próximas do leader pró-pulista, um júri constituído por André Breton, Benjamin Péret, Cesariny de Vasconcelos e Isidore Ducasse considerou que, sim senhor, os meses de governação da parelha tinham constituído um exercício de política automática muito próximo das técnicas surrealistas, mas lhe faltava aquela qualidade libertadora, de busca do ponto sublime, que faz despertar a famosa estrela sextavada em cada um de nós.

"Isto é um bocado chato"- disse-nos por outro lado Péret, quando contactado. "Na verdade, estamos um bocado fartos de todas estas palhaçadas que se querem fazer passar por obras surrealistas, quando lhes falta aquele golpe de asa libertador sem o qual não há poesia e, não a havendo, não há surrealismo."

E continuou: "Por outro lado, também não deixa de ser instigante a recorrência destes fenómenos. É de uma pessoa acreditar que há um qualquer mito novo a tentar furar a raridade do ar. Já falei ao Bounoure e ele vai-se pôr de atalaia com um periscópio. Pode ser, pode ser, que os grandes ocultos se apresentem à formatura."

"Mas é certo que Santana faz um belo cadáver esquisito de tipo novo. Vai dar para enfeitar mais de um cemitério" - concluiu.