4.1.05

Ilha dos Amores # 117



A Mondo Bizarre é um dos projectos mais notáveis do pequeno mundo editorial português. É uma revista maioritariamente dedicada às várias tendências da música moderna, com criticas de discos, entrevistas, sugestões de concertos, mas também referências a livros, BD, DVD, filmes. E tudo isto embrulhado num grafismo apetecível, inspirado no universo dos fanzines alternativos. A Mondo Bizarre é trimestral, tem cerca de 60 páginas, e, note-se, é totalmente grátis. Os textos são geralmente agradáveis e bem escritos.
No entanto, em alguns artigos ressoam os piores tiques e lugares comuns cultivados por uma boa parte da crítica musical portuguesa, a mesma que tem no Y uma espécie de livro de estilo. E esse é um irritante pormenor que não posso deixar de mencionar.
Eis alguns exemplos, retirados da edição de Setembro de 2004:

"Se algum dia tiverem o vosso neto sentado no colo e ele vos pedir que lhe contem uma história, não hesitem: a dos Guided By Voices consegue ser mais excitante que a do Capuchinho Vermelho."
(p. 16)

"Assim como a ave Fénix, que na mitologia grega merecia o título de animal mais raro da Terra, 'Miss Machine' dos norte-americanos Dillinger Escape Plan representa hoje a genialidade na sua forma mais intensa e insana."
(p. 24)

"De quando em vez a tinta negra sonega ao escriba a liberdade para continuar, mas o cárcere pode aumentar, se o repto for crivar pontos finais numa folha de papel cujo cabeçalho tenha Mark Lanegan dissolvido em maiúsculas."
(p. 33)