9.12.04

O Povo é Sereno #190

E ESTA, HEIN?

Estou sempre a admirar-me - pelas coisas que vejo, que vou sabendo e que chegam até mim. Sou pois feliz - duma felicidade interactiva, quiçá digitalizada, peculiar até mais não.
Agora foi uma nota de imprensa que me foi enviada por uma pessoa muito querida. E que revela as pequenas aventuras dum senhor de Margaride. Sem comentários, passo a dar-vo-la com veloz devoção.
Vai uma fatia de pão de ló? *

* Para quem não saiba (mas será possível?): é em Margaride que se fabrica esta iguaria nortenha, que é também e legítimamente uma iguaria nacional.

(Nicolau Saião)

"NOTA DE IMPRENSA

Durante longos tempos, e ultimamente com maior frequência e com denominações diferentes, Felgueiras tem sido confrontada com panfletos mais ou menos anónimos, por parte de gente que, utilizando velhas tácticas de desfaçatez e mau carácter, pretende denegrir o bom nome de pessoas e instituições.
Esta actuação, de atirar a pedra e esconder a mão, deve merecer a condenação por parte de todos.
O último destes episódios prende-se com a distribuição de uma carta enviada também à comunicação social, de suposta autoria da Presidente, Dra. Fátima Felgueiras, que, entretanto, publicamente, através das televisões, desmentiu tal facto.
Perante este quadro, clarificada a falsidade da autoria, e com base no relatório da Polícia Municipal, a Câmara Municipal decide tornar público o seguinte:

No pretérito dia 28 de Novembro, pelas 23h20, dois agentes da Polícia Municipal, em serviço de vigilância dos edifícios públicos, no caso vertente, dos Paços do Concelho, surpreendeu o sr. José António Lemos Araújo, Secretário da Junta de Freguesia de Margaride, a introduzir um papel por debaixo da porta principal.
Estranhando tal procedimento, os agentes dirigiram-se ao mesmo, interpelando-o sobre o que estava a suceder. Verificaram que se tratava da tal carta intitulada "Mensagem de Natal da Dra. Fátima Felgueiras ao povo de Felgueiras", e que o próprio declarou ser o autor da mesma e que já a tinha distribuído, momentos antes, em casas particulares, estabelecimentos comerciais e noutros edifícios municipais.
Mais declarou que, não sendo autor de outros panfletos anónimos, é co-autor do 'site' (Internet) designado por 'Zé do Bustelo'.
Perante a gravidade de tais actos, a Câmara Municipal, continuando atenta e vigilante, e reservando-se outras medidas que achar convenientes, não pode, desde já, deixar de lamentar tal situação e dela dar conhecimento público, salvaguardando, assim, a honra e a dignidade das pessoas e instituições que representa."

(Nota oficial emitida pela Câmara Municipal de Felgueiras)