10.11.04

Post Scriptum #405



OS GRANDES TRANSPARENTES

Neste regresso funcional aqui à casa fraterna depois de uma violenta e deliciosa gripe (os caldinhos de codorniz... as linguinhas de vitela conscienciosamente preparadas... - quem me tira estes períodos de outonal doença tira-me tudo, c'um raio!), algo de levemente inusitado me motiva: o célebre "Enchiridión Leonis Papa", livro de magias e engrimanços que com o suculento título de "El tesoro de los secretos maravillosos - recetas, pociones, talismanes" fui encontrar no tal sótão proverbial e recheado, bem colocadinho por detrás de obras de Juan Maria Guazzo, Eliphas Levi, S. Cipriano e, por estranha coincidência de arrumação, ao pé de uns do Lobo Antunes e outros do Saramago...
Na capa uma sugestiva fotografia com três frascos de líquidos maravilhosamente coloridos, quiçá um pouco inquietantes. Lá por dentro... é um delírio!
Vou fornecer-vos, inteiramente de boa-fé, uma receita papalmente intitulada "Para precaver-se de ser cornudo"... Mas antes deixem-me dizer que qualquer interessado ali encontra matéria mui proveitosa para os seus tratos de enriquecimento, boa conduta (só um niquinho luciferina, se calhar), amores e espantações paralelas (pró menino e prá menina... e se quiserem intercambiar também se arranja), perfumes para bem viver e até bem governar (e juro que não sugiro piada a homens e mulheres públicas desses a quem habitualmente sacudo...). Ele há o "Talismã de Saturno", muito útil para militares e derivados; o "Talismã de Vénus" (aqui um ligeiro apito); o "Perfume de domingo, sob os auspícios do sol" (muito bom, às tantas, para comentadores televisivos e executivos hieráticos); o "Embuste da Mandrágora artificial" (governantes devem rigorosamente abster-se); uma receita, que se tem tido como infalível, "Para recuperar a virgindade perdida" (cheira-me que este é capaz de ter muita saída entre a aristocracia e os cavalheiros de indústria...); o eficacíssimo "Para impedir que a mulher possa fornicar com algum sujeito"...
O livro não está traduzido em português e é muitíssimo raro, pelo que os/as eventuais interessados/as, movidos pela curiosidade - ou pela necessidade... - deverão, municiando-se de umas notitas de 50 dólares ou libras (não aceito euros), dirigir-se à minha pessoa para serem esclarecidos numa consulta que muito lhes agradará. Adicionalmente, também leio a sina e faço prognósticos em bola de cristal nos casos mais bicudos (para treinadores... ministros... pré-candidatos a presidentes de qualquer coisa...). Mas aqui vai então, finalizando a minha actuação, a tal receita superlativa:
"Para se precaver de ser cornudo - Tome a extremidade do membro genital de um lobo, o pelo das sobrancelhas do mesmo e os que ele tem debaixo da boca em forma de barba; reduza tudo a pó mediante calcinação e, com jeitinho adequado e sem que ela se dê conta, consiga que a mulher dos seus desvelos o engula. Dest'arte poderá estar seguro da sua fidelidade. Não dispondo das espécies aludidas, saiba que o tutano do espinhaço do dito lobo produz o mesmo efeito."
Parece que é limpinho...


Nicolau Saião

Imagem: Papa Leão III, pormenor do fresco de Rafael presente na "Stanza dell' Incendio di Borgo", no Palácio do Vaticano (princípios do século XVI).