22.11.04

O Povo É Sereno #185



Este texto de Nicolau Saião foi-nos enviado pelo autor na última quarta-feira. Por razões técnicas, só hoje o publicamos. Ao Nicolau, as nossas desculpas.


É ASSIM QUE SE FAZ A HISTÓRIA

Conforme referimos recentemente num comentário a um post, está bem identificado o autor do mavioso poema que no decorrer do recente Congresso exaltou as qualidades do partido do nosso estimado primeiro-ministro. E, por investigação levada a cabo pelo Prof. Pitta Raposo, incontornável figura alentejana e nacional (o ínclito autor de "Um homem impar: meu cunhado Romualdo Raposo, arosador de deques" e "Minha tia Leontina Raposo, barítona sustenida", entre outros) pode confirmar-se que é aquele em que estais a pensar - e a quem através dos tempos, devido a uma ajudinha de sua esposa, preclara cultivadora das musas, tem crescido o estro!
Mas ele é também autor do poema que segue e cujo argumento deve cotejar-se com o já apresentado, pois as semelhanças são evidentes - embora neste o tom seja mais desenvolto e, atrever-me-ia a dizê-lo, mais pessoal.


Geração Portugal

Somos actores de coragem
com estilos empenachados
pátrio orgulho dos passados
como outrora nunca vi
E mal nos dá a aragem
ficamos ao mar abraçados
- e à Angelina Jolie...


Para vencer desafios
também temos um soberano
um D. Duarte com brios
cronicado pelo Hermano
- Abre a porta meu menino
que quer entrar um fulano
com muito jeitinho e arte!
Mas responde-lhe o destino
com um tom republicano:
- Mandem-no àquela parte!

(Estribilho)
Grita viva Portugal
tira a alma, fura o peito
dá um murro no sujeito
que não te der o sinal
de que vai andar direito
com um jeito ocidental


Queremos mais Portugal
para encher bem o bandulho
e dar com o estadulho
no poviléu pequenino.
E acabem com o barulho
desse Marcelão mofino!...

Nova força para o mundo:
- meu jeitinho de animal
político de quintal
na vanguarda do futuro
Ser PSD é um furo
para se andar mais feliz
Meu orgulho, meu país
meu lindo país profundo
- E mesmo se fores um imundo
levanta bem o nariz!

O Santana é quem conduz
de norte a sul todos nós
com a sua linda voz
de comentador da bola

Quem refere que ele é um pachola
e não presta para governar
não sabe mesmo o que diz
e na prisa devia estar
- Meu Portugal, meu país
tão à beirinha do mar!
(E tu levas na carinha
se tornas a criticar...)

É tempo de acreditar,
de ter confiança em si
com o Portas a ajudar
com seu garbo militar.
Como Portugal nunca vi!

Com ele vivo a sonhar
- e com a Angelina Jolie...



Nicolau Saião