3.11.04

O Povo É Sereno #180

Hoje, dia do Bush, fui chamado ao "meu" "gestor de conta" (bancária), que queria pôr os pontos nos ii.

Fico sempre impressionado com este senhor, que me faz veladas críticas sobre as minhas capacidades de investimento.

Tremendo, então, enfrento a grave sentença:

"Tem muito dinheiro a dormir" - censura ele. "O dinheiro não deve estar a dormir."

"Ai não? Porquê?" - pergunto eu.

"Ora" - diz ele, mas não explica.

Estive quase para lhe dizer que o tal dinheiro, investido numa conta a prazo, mais não rendia do que dois jantares no restaurante por ano, mas calei-me, para não lhe estragar o dia.

Pôs-se então a detalhar "instrumentos estruturados", com capital garantido, e essas coisas.

Pus-lhe uns olhares:

"Ouça lá" - respondi-lhe ao fim de meia hora. "Eu preciso das notas para acender os charutos. Não vou pôr-me a arriscá-las em investimentos aventurosos, que sabe-se lá no que dão."

Gosto imenso de olhos em branco.