5.11.04

Entrada Livre


Fernando Lemos, auto-retrato, 1998.

Fernando Lemos (Lisboa, 1926) é pintor e fotógrafo; ao olhar as imagens fotográficas realizadas nos anos 40 do século XX, somos levados a considerar que é fotógrafo e pintor, de tal forma estas imagens são únicas. Por essa mão cheia de fotografias - a que algumas poucas depois se juntariam - foi-lhe atribuído o Prémio Nacional de Fotografia que contempla uma carreira - esses efeitos de desenvolvimento que apenas entendemos num futuro feito.
São imagens fotográficas surrealistas - o que é muito inesperado na nossa
história da Fotografia; e são imagens de um tempo surreal na nossa história - a difícil adaptação da inteligentzia portuguesa e dos artistas à falhada liberalização do país no após-guerra. Por isso essa galeria de retratos do seu grupo, que é tanto político como cultural, nos é tão gratificante e tão indispensável.
Fernando Lemos vive e trabalha no Brasil desde 1953.

(texto retirado do press-release do CPF)




Dia 11 de Novembro, pelas 19h00, terá lugar na sede do Centro Português de Fotografia a primeira apresentação do documentário "Fernando Lemos, Prémio Nacional de Fotografia 2001", encomendado pelo CPF/MC ao cineasta Olívio Tavares de Araújo (Belo Horizonte, Brasil, 1942). Como sempre, a entrada é livre.