14.10.04

Umbigo #89



UNS COMEM FIGOS

O edifício era como se esperava que fosse: antigo, histórico, até um pouco imponente. Nunca o havia visto, mas os relatos não mentiam: sempre era a residência do mais poderoso, o mano que põe e dispõe e que tem as rédeas do poder...
Eu conseguira a audiência por cunhas a um tipo de influência no meio, um eclesiástico que me conhecia de pequenino. Tentara com o cacique local mas não me ligara peva: nisto de recomendações os curas são de facto mais fiáveis que um borrabotas político, no fundo novatos nestas andanças. Para ali chegar tivera de pagar o normal em viagens da outra banda, mas tudo bem. Se a vida está cada vez mais cara...
O porteiro e o par de seguranças musculosos, de óculos escuros e que se me jogassem um murro me transformariam em cocó de pássaro - deram-me acesso à Recepção depois de lhes ter mostrado o passe que os serviços respectivos me haviam facultado.
A recepcionista era morena e em estilo pantera, de olhos verdes com um brilhozinho diabólico muito bonito de ver. Era claramente do círculo do manda-chuva, uma das típicas mademoiselles da sua inteira confiança.
- Vamos ver se Sua Excelência o poderá receber mesmo - disse numa voz ligeiramente rouca que me esgalhou um pequeno arrepio - Hoje tem havido mais gente do que o costume... Dois chefes de governo estrangeiros, um dos maiores industriais do leste, um antigo prémio Nobel da Física, dois bispos europeus... Já vê!
Dispus-me a esperar, que remédio. O caraças da sorte, co'os diabos, decerto não me abandonaria e eu poderia apresentar ao excelentíssimo a minha petição! Enquanto raciocinava e o tempo ia passando, vi saírem do salão onde o boss dava audiência um conhecido dirigente desportivo, dois famosos generais, um distinto jornalista, um cardeal e um líder político, além duma "cocotte" do jet set e dois membros do sistema judicial. Todos com uma expressão contente e quase exuberante.
A pantera de olhos verdes, após ter atendido uma chamada interna fez-me sinal com o dedo. Aprocheguei-me. E ela, com o seu tom mais competentemente profissional, disse-me naquela voz sugestiva:
- Lamento, mas comunicaram-me que Sua Excelência vai estar muito ocupado no resto do dia... e se calhar até de noite. Irá ainda receber dois membros duma potência ocidental, um núncio apostólico, quatro dirigentes muçulmanos, um cineasta célebre, dois empresários de sucesso, três jogadores de futebol e o dono de uma cadeia de televisão, além das presenças normais. Terá de vir noutro dia!
Trinta vezes caneco! Que pouca sorte! Lá teria de fazer a viagenzona de novo, repetir tudo! Nem a cunha dum homem da Igreja bastara, raios!
Não seria inda hoje que poderia avistar-me e tratar do assunto que precisava com Lucifugo Rafacale, dirigente máximo da coisa e mais conhecido pelo seu nome secular de Senhor Satanás...
Arre!


Nicolau Saião