8.10.04

O Povo é Sereno #166

JUSTIÇA OU DESIGUALDADE

O princípio do "utilizador-pagador", recentemente invocado para justificar a introdução de portagens nas auto-estradas SCUT, constitui um bom exemplo dos objectivos que movem os que hoje seguram as pastas da governação (sem a legitimidade do voto popular).
Travesti político, este princípio camufla uma inversão dos valores da justiça e da democracia, sobre os quais deve assentar uma sociedade baseada na dignidade humana, na igualdade de oportunidades e na solidariedade. Populismo (mal) dissimulado, representa a vontade de destruir um Estado norteado pelo objectivo da promoção do bem comum, através da redução das assimetrias entre regiões pobres e ricas, melhorando as condições de vida das populações, sobretudo das mais desfavorecidas, através da criação de empregos.
Não existe separação "ideológica" entre esta medida agora anunciada e a estratégia seguida por este governo para a Saúde, a Segurança Social, as Finanças e, embora às escondidas, para a Educação e para a Administração Pública. As justificações que a demagogia apresenta são semelhantes, sob uma falsa capa de justiça social.
Não nos deixemos enganar. Entre a justiça social e a desigualdade, os actuais governantes não hesitam. Parecendo desejar a primeira, estão a construir tijolo a tijolo a segunda, promovendo o lucro dos grupos económicos, branqueando a corrupção e a evasão fiscal, tirando aos pobres para dar aos ricos.
Cabe aos cidadãos deste país impedi-lo.


Ruy Ventura