17.9.04

Umbigo #79



AS BIOGRAFIAS IMAGINÁRIAS

Todos nós temos picos na alma. Quer dizer: todos nós temos fantasias de que mais ou menos nos envergonhamos (ou orgulhamos, conforme os casos, e não me estou a referir àquilo em que, marotamente, estais a pensar). Reporto-me a coisas do quotidiano, coisas mansas e urbanas ligeiramente líricas: por exemplo, uma das nossas figuras públicas mais em voga de repente acordar de manhã e ter uma outra biografia. Digamos, ao acaso:

"Leandro Lambote, que se licenciou em Arosamento de Deques e depois iria exercer diversos cargos na administração pública e privada até ser depositado nas altas funções que neste momento desempenha, sempre foi um bom sacrista. Disciplinado e disciplinador, era no entanto um maravilhoso hipócrita, melífluo para com a alta hierarquia - que como se sabe também é fresca - e bajulando como ninguém. Este excelente exemplar de falso irmão, cujo reluzir dos óculos com que se enfeita nos diz bem da sua intrínseca sacanice vivaça-espertalhaça, sempre teve jeito para se insinuar. Foi uma bela escola de vida a que ele teve. Parece que mete o poviléu no coração e, no entanto, está-se a preparar para o levar com jeitinho ao depauperamento controlado. Finge que não vê o parzinho de jambas da sua secretária mas, todavia (aqui uma série grotesca de apitos). Quando esteve na tropa chamavam-lhe o "tubarão raquítico", porque não tinha cara para levar uma lambada. Aquele sorrisinho de padreca beirão deve colocar-nos em guarda contra as suas malfeitorias. É um espectacular sevandija, o malandrim - e parecendo que não parte um prato e todo ele é encanto, cuidado se entrardes com ele num aglomerado de gente: poderíeis ficar sem o relógio de corrente..."

Não me digais que haveis reconhecido o protótipo porque o esboço de biografia ao contrário é inventada de cabo a rabo. Como se diz nos romances americanos, "qualquer semelhança é pura coincidência".
Mas se uma ficção destas fosse possível, que belo susto o "biografado" apanharia!
Ai, deixem-me sonhar um pouco...


Nicolau Saião