16.9.04

Post Scriptum #360



CRÓNICA(S) DO SÉCULO XX PORTUGUÊS

Acabei de ler a antologia "Crónica Jornalística - Século XX", organizada por Fernando Venâncio e editada pelo Círculo de Leitores. Imprescindível! Já antes devorara o volume dado a lume por Ernesto Rodrigues, com textos do século XIX. Mas este livro toca-nos de perto, sobretudo os textos nascidos depois de 1974 - que nos mostram o Portugal de esplendores e misérias em que todos vamos existindo.
Forte, cortante e luminoso, António José Saraiva (democrata até à raiz) desnuda uma revolução inepta e cobarde - e o país que dela nasceu. José Martins Garcia revela, com ironia, o fechamento e a violência da "democracia" existente em terras pequeninas. Nuno de Bragança fala-nos de um "povo" que, embora "sereno", não é politicamente "parvo". Miguel Esteves Cardoso descreve Portugal como uma "república dos ananases", onde a "burocracia convida os cidadãos a aldrabá-la, porque a alternativa à aldrabice é tão penosa, tão cara, tão morosa e tão chata". Cáustico e irónico, Manuel António Pina desvenda os eufemismos utilizados pelos políticos, quando pretendem enganar os eleitores e/ou camuflar a acção de quem se serve do Estado para alimentar interesses particulares. Fernando Dacosta dá-nos um murro no estômago, ao narrar o suicídio de um homem que "partiu para não ceder" à "ditadura de mercado", que lança no desemprego pessoas válidas e competentes.
Mas este livro, crónica do século XX que todos os portugueses deviam ler, não se limita a compilar textos sobre a realidade portuguesa nascida depois da Revolução do Cravos. Nele podemos encontrar pérolas valiosas escritas por muitos dos vultos mais importantes e/ou mais conhecidos da Cultura do século XX. Como refere Fernando Venâncio, as cem crónicas que aí podemos apreciar e saborear são "impagáveis", demonstrando "quanta agilidade mental, quanta inventiva, na feitura e na expressão, quanta finura e malícia, quanto domínio da persuasão e do divertimento, vão investidos num género tido, desde sempre, por marginal às artes sérias".
Folheando as páginas desta antologia vêm ainda nosso encontro trechos lapidares, que nos fazem ver mais claramente o Portugal de 2004. Com duas delas termino: "O Estado português dá a impressão de uma tenda de louça onde entrou uma manada de toiros bravos." (Aquilino Ribeiro, 1926); "As nossas dificuldades presentes (...) merecemo-las, moralmente. (...) Se formos capazes do sacrifício necessário para as superar, então poderemos considerar-nos desipotecados e dignos do nome de povo livre e de nação independente." (António José Saraiva, 1979).


Ruy Ventura