3.8.04

Señor Tallon #66

Acontece que tenho uma Caixa (de Previdência) especial,dado o meu estatuto de pré-reformado da função pública europeia (vulgo "burocracia", ou "eurocracia", PP dixit). Que é assim: vou ao médico, pago, e a Caixa reembolsa-me uma parte até certos limites.

Ora, na Bélgica, uma consulta de generalista custa 25 euros. Em Portugal, custa 70 euros. Como é possível? Vá, calma, já toda a gente(pronto, alguma) devia saber que eu sou um perigoso esquerdista, talvez até meio terrorista. Assim sendo, sou partidário do serviço nacional público de saúde, etc.

Mas, vá, rapaziada e raparigada, não entremos sequer nessa discussão. O caso está aí. Em Portugal, país altamente desenvolvido, uma consulta num médico generalista custa, grosso modo,70 euros, na Bélgica 25 euros. Não me venham dizer que isso se deve ao facto de o sistema de saúde da Bélgica ser mais liberal (de facto, a grande, esmagadora, maioria dos médicos belgas é convencionada e trabalha para as diferentes caixas que são organizadas pelos partidos, perdão, pelas correntes de opinião).

O que eu queria salientar, se me deixassem, é tão só que 70 euros é quase o triplo de 25 euros. Sabendo nós que os salários na Bélgica são muito superiores aos portugueses. Não acham que há aqui qualquer coisa de fabulosamente distorcido? Que a sociedade portuguesa é bestialmente injusta, no concerto europeu? Que as desigualdades sociais em Portugal são gritantes?

Que mereceram as chamadas elites portuguesas para terem destino tão fulgurante numa sociedade tão triste? Será que se premeia o mérito? Não me façam rir, que tenho cieiro.

(Nota, em tempo: na Bélgica, é raríssimo um médico, no consultório, ter secretária: é ele que atende o telefone e recebe o cheque...)