4.8.04

Perdão por esta interrupção #1

Horrível, está tudo perdido, é tudo horrível, e parece que não há salvação tão cedo! Desculpem este desabafo, mas é demais! Em Darfur, as milícias islamistas massacram gente daquela espécie humana que vocês sabem como é. E isto faz-me lembrar duas (ou três,ou quatro) pessoas que conheci há muitos anos, em Mannheim (terra do homem), na Alemanha, num curso de alemão: um israelita (isto é, um judeu de Israel), um palestino (isto é, um árabe de Israel) que tinham longas amáveis discussões numa língua comum que para mim era incomum, um egípcio absolutamente estúpido (quando íamos ao MacDonald's encomendava sempre porco, perguntava ao palestino se era porco, este dizia que sim e comia a comida do egípcio) e um sul-africano que me ajudou a traduzir Katherine Mansfield (campo do homem).

O sul-africano (ai, querido amigo, dizias tu que os negros, os teus negros, os negros da RSA, tinham chegado ao mais baixo dos baixos da escala humana, que nos guetos, palavra nascida da perseguição aos judeus, estavam todos desumanizados, que era a guerra de todos contra todos, que estava tudo perdido, e logo, pouco depois, acabou o apartheid, seja deus, ou Alguém por ele, louvado...) o sul-africano costumava queixar-se ao egípcio dos árabes que tinham islamizado as terras africanas à força. E que é que respondia o palerma do egípcio? Isto, que é fantástico:

"Não, os árabes davam a liberdade de escolha aos pretos."

"Ai sim?" perguntava o sul-africano. "E como era isso?"

"Se os pretos aceitassem o Islão, não eram mortos."

Pois, sim senhor. Continua a evangelização em Darfur, pelos vistos. Mas não é só por isso que estou tão triste. É por isto.

Como é possível alguém conceber um poster deste género, com tal conotação sei lá como lhe chamar para defender os direitos humanos? Será que eles nos venceram? Será que os grandes porcos instalaram os seus vermes nas nossas almas? Que faz aquele ariano a fazer de má consciência?