3.8.04

O Povo É Sereno #140

Pronto, estou pràqui virado. Agora meto-me com o Pacheco Pereira. É que, logo agora que eu me preparava para elogiar a sua direitura de espinha (recusa do cargo na Unesco), ele põe-se com as asneiras do costume. Não se faz, ó Pacheco!

Diz ele no Público de 29 de Julho deste ano:

"Por ignorância e falta de experiência, pensava, quando fui para o Parlamento Europeu, que as afirmações dos tablóides ingleses sobre a burocracia de Bruxelas eram exageradas. Os ingleses atribuíam-lhe um vezo autoritário e ultra-regulador, uma fobia ao escrutínio democrático, uma predisposição para gastar muito dinheiro com inutilidades, incluindo a do seu próprio conforto, e bastante corrupção. Agora, cinco anos depois, tendo-a visto funcionar de perto, nalguns casos de muito perto, estou muito mais inclinado em considerar que, descontados os exageros tablóides, têm no essencial razão."

É caso para perguntar: então a ignorância mudou tanto assim em cinco anos? Antigamente, achava que os tablóides exageravam (mas lá no fundo, descontando os exageros...), agora está "muito mais inclinado" (não se incline muito, que pode cair) a achar que, embora exagerem, têm razão. Cinco anos para mudar duma adversativa para uma concessiva e de oração principal, é obra.

Pior do que tudo, não explica. E, quando tenta explicar, mete os pés pelas mãos:

"Muitos dos aspectos desta burocracia têm vindo a ser moldados ao modelo inglês do "civil servant", modelo acentuado nos últimos anos pelas reformas do Comissário Kinnock, que prejudica tendencialmente mesmo os candidatos das grandes escolas ao modelo francês, como os "enarques"."

Claro, pata na poça: a "burocracia" europeia foi moldada segundo os modelos francês e alemão, pela simples razão que sua majestade britânica mais os britânicos todos não faziam parte da CEE quando esta apareceu. O serviço público europeu construiu-se pois a partir de concursos públicos com provas claramente favoráveis ao espírito "cartesiano" francês ou "racionalista" alemão. Isto para a grande maioria dos funcionários. Agora sim está a mudar, com a entrada dos britânicos em 1972 (magra falange, mas muito organizada), e, sobretudo, com a dos países nórdicos e de leste. Mas a velha geração dos eurocratas ainda não passou à reforma.

Claro que PP diz que o "modelo inglês" do "civil servant" (como eu gosto destas expressões anglossaxónicas e eminentemente democráticas: "servant"), "tem vindo a moldar" e "prejudica tendencialmente", o que não quer dizer nada, por poder dizer tudo (se "tem vindo a moldar", ainda não moldou, se é "tendencial", não se realizou, está algures entre menos e mais infinito...). Cinco anos para chegar a este nevoeiro? Valha-nos D. Sebastião.

Manuel Resende, ex-"eurocrata"