22.7.04

Post Scriptum #307

EDWARD GOREY
(E.U.A., 1925-2000)



Edward St. John Gorey nasceu a 22 de Fevereiro de 1925, em Chicago, Illinois, filho de um jornalista e de uma funcionário do governo. Aprendeu a ler sozinho aos três anos e, aos cinco, já lera Drácula e Alice no País das Maravilhas, aos sete Frankenstein, e aos oito a obra de Victor hugo. Aos nove anos lê os livros da colecção Rover Boys que o marcarão para toda a vida, assim como os gatos, com quem começa a viver desde então e cuja companhia será constante até ao fim dos seus dias.



A julgar pelo que dele se diz, Edward Gorey será um dos melhores autores de qualquer coisa que não se sabe bem o quê do século XX. A bibliografia de Edward Gorey ascende a uma centena de livros. Boa parte deles são histórias desenhadas, alguns são alfabetos desenhados sem sequência narrativa, outros são limericks à maneira de Edward Leary, outros ainda séries de desenhos sem qualquer texto. Contam-se também diversas experiências noutros formatos e géneros, mas quantitativamente a parte mais relevante da sua obra são as histórias desenhadas.



A imagem de marca de Gorey é reconhecível por um traço reminiscente das gravuras em madeira, pela opção preferencial por um desenho em cada página e ainda pela luxúria vocabular (ninguém como ele consegue usar tantas palavras raras do Oxford English Dictionary em vinhetas tão sucintas) dos seus textos na mise en page. Concebendo as suas obras com labor artesanal, Gorey fazia questão de escrever à mão todas as histórias e até desenhar os números do ISBN nos livros.


[TEXTO RETIRADO DA NOTA INTRODUTÓRIA DE QUATRO ESTÓRIAS, ATÉ AO MOMENTO O ÚNICO LIVRO DE EDWARD GOREY EDITADO EM PORTUGAL, NUMA INICIATIVA DA ERRATA E COM TRADUÇÃO DA NOSSA MARGARIDA VALE DE GATO]