21.6.04

Umbigo # 41



À VOLTA DO MEU OUTRO NOME

Quando o Rui Amaral me convidou para colaborar com o «Quartzo, Feldspato e Mica», vim espreitar a página e achei logo piada ao nome.
Além da imediata associação ao granítico Porto e do paralelo quantitativo entre os elementos que compõem a rocha e o «núcleo duro» deste blog, esta denominação exprime um paradoxo. Por um lado, vem afirmar a materialidade em oposição ao âmbito virtual da net; por outro, adivinha-se uma consciência do lugar de pertença, que se tem vindo a perder, como se esbatem as fronteiras dos particularismos, como se vão perdendo todas as referências e valores.
Neste sentido, adivinhamos neste nome, em que o fundo é torgiano e a forma Gedeão, a força bruta/ genuína e pré-histórica dum calhau, ainda que disfarçada sob a bizarria dessas palavras.
Mas se o granito pode definir um espaço, quando cinzelado e disposto numa certa ordem em parede, muro ou muralha, não impede que esse espaço tenha portas, janelas ou ameias: é o granito fluído. É este que eu prefiro, é o granito das trocas, num mundo de intransigências, detonadoras de guerras( e não justifiquemos nenhuma!).
Chamo-me André Martins e oxalá que a minha colaboração seja «especial» e dentro do espírito daquelas palavras. Até já.


André Sousa Martins

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Best regards from NY! » » »

10:40 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home