21.6.04

Post Scriptum # 271



INSÓLITO MAS VERDADEIRO

Naquele sótão, verdadeira caixa de Pandora, encontram-se as coisas mais díspares. Desde cartas de alguns dos melhores autores quando ainda não eram famosos - e muito vos faria rir a leitura de algumas delas - até alguns trajos a carácter (uma sotaina de prior, um vestido de prima-dona, a túnica de um militar pré-republica...) há lá quase de tudo em matéria de jornais e livralhada. Há dias, numa feliz incursão, topei com um periódico lisboeta já extinto e li notícias certificadas pela excelência do seu autor, Prof. Virgolino Lumbrales, que seria uma espécie de Charles Fort do insólito luso. Um pequeno mas selecto extracto:


"O chefe da Polícia de Vilar de Filhozes, Amadeu Paciência, é um ciclope. Nascido com dois olhos, como é costume suceder, estes foram a pouco e pouco aproximando-se e acabaram por se deter a meio da testa, tinha ele 27 anos e era ainda simples agente. Ponderado o assunto que lhe fora apresentado através de comunicação de um superior, o sr. ministro do sector entendeu razoavelmente que nada obstava a que o agente Paciência continuasse na corporação e seguisse cumprindo exemplarmente o seu dever como até ali. Colocado posteriormente na brigada de homicídios, onde o seu aspecto pouco usual conseguiu um record de confissões espontâneas, subiu velozmente na hierarquia estando agora a lutar para que a sua característica visual seja considerada doença adquirida em serviço."

"O bispo italiano Romualdo Vitacelli foi anão até aos 19 anos. Um médico florentino de gabarito deu como explicação mais provável a hipótese do prelado ter antepassados pigmeus. Sua mãe, senhora muito piedosa, todas as manhãs orava trinta terços a S. Petronilho. Como consequência, talvez, Romualdo começou a desenvolver-se atingindo a breve trecho um metro e oitenta e sete. Daí em diante deu-se outro facto surpreendente: o cocoruto do adolescente ultrapassou a superfície da cabeleira, ficando com uma coroa perfeita no alto da cabeça. Tal caso inusitado foi considerado um evidente estigma miraculoso."



Pesquisa e recolha de Nicolau Saião.

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

best regards, nice info
»

2:49 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home