28.6.04

O Povo É Sereno #121

PEDIDO MUITO INSISTENTE

Confesso: fui apanhado de surpresa pela crise. Entre viagens a Sevilha, ao meu quintal e ao cafézinho do senhor Mantéu, futeboladas e dorminhoquices, a notícia de que o esplêndido José Manuel ia para Bruxelas colheu-me como se costuma dizer com as calças na mão.
Eu não sei se ainda venho a tempo, mas queria pedir ao sr. Presidente de todos os desportistas - ele que com tanto talento tem exautorado a lamúria ou seja, os portugueses queixarem-se por lhe estarem a ir ao pacote (de reformas) - que, por favor, deixe ir o Santana a premier, como se diz na Inglaterra que ele tanto estima.
Digamos que o Santana é quase uma das minhas personagens. Tenho-o como motivo inspirador. E, ante tanto trombudo que por lá tem passado, era refrescante um tipo que nos faça rir a valer. Rir mesmo, não digo chorar. Para isso estaria o Marcelo - que também é um must a não deitar fora, com o seu cinismo de bom recorte, vivaço e espertalhaço como um miúdo de nome Figueira (o Figueirão, como a malta lhe chamava) dos meus tempos de escola que ainda recordo com saudade. E talvez nos intervalos dos conselhos de ministros ele fosse à TV a encantar-nos com as suas análises de livros. Que são de um mortal com senso de humor cair para o lado a relinchar.
Já me estão a perceber, não estão? Como é impossível fazer da política, cá no sítio, um trabalho sério e grave, por favor por favor deixemos que ela se deixe ir pelo terreno fértil da actividade circense. Devastadoramente, uma charlotada.
Santanita, el payaso riquito? Marcelito, el payaso pobrecito? Vai em espanhol, para ter um pouco mais de salero...


Nicolau Saião