16.6.04

O Povo é Sereno #114



AH! QUE BELEZA!

Por influência do Morot, que achava o meu trabalho pouco fino, mudei de emprego. Sou, agora, bookmaker. Para quem não saiba, angariador de apostas. Trabalho com gente um pouco dura e que de vez em quando é alvo de coscuvilhices por parte dos chuis. Não importa - é trabalho gratificante, dá gosto, sentimo-nos realizados, conhecemos gentes diversas, da política às artes (teatro, falsificação de quadros, futebol...) e as senhoras olham-nos com um relanceio romântico. Sente-se que estou a realizar-me? Pois é isso mesmo, perceberam-me na perfeição.
E tenho muita saída, como costuma dizer-se. Talvez porque me especializei numa modalidade de apostas que está a fazer furor entre a gente de qualidade: a de acertar em qual o próximo político a ir preso por malfeitorias diversas ou, em ramo subsidiário, qual o político que terá parente a contas com a lei (o caso de primos abonados na Suíça já não é facturável).
Poderão dizer-me: é fácil fazeres carreira, o país e os tratantes da coisa pública (a res publica, não sei se me entendem) facilitam-te a bela vida. E é verdade, mas queriam que deitasse a sorte às urtigas?
Vai uma apostinha?


Nicolau Saião