20.5.04

O Povo é Sereno #99

Imagens sobre imagens. Caudais de imagens. Mercadorias. Homens-mercadoria. O consumo é a ilusão da escolha. O consumo é o fim da História. Prova, mastiga, deita fora. Mercadoria. Tu és a mercadoria. Compra e vende-te. Estás à venda no mercado global.
Imagens sobre imagens. Fazes parte do espectáculo. The show must go on. Consomes e és consumido. Nos bares, no autocarro, no emprego, na escola, na televisão. Cinco minutos de fama a bater palmas sentado na décima fila do "talk-show". Dás o cu por aparecer no ecrã. O mediático substitui o real.
Consome, corre atrás da imagem, do quadro idílico que a propaganda vende. Da gaja boa do anúncio de automóveis. Da felicidade televisiva. Consome, prova, mastiga, deita fora e torna a provar. É o ciclo da mercadoria, do produto supérfluo. Faz amor com a TV. A aldeia global a teus pés. O Grande Irmão vela por ti. O grande capital factura e avança. O noticiário vomita tricas politiqueiras. A bola rola no Estádio. É disto que o povo gosta. É isto que o povo come. É isto que o povo consome. São as tetas da alienação, como diz a canção dos Mão Morta.


António Pedro Ribeiro