27.4.04

O Povo é Sereno # 86

OBSESSÃO, UM FADINHO DE NICOLAU SAIÃO.

Ontem, depois de estar na net a escrever/ a pessoas de que gosto/ fui-me deitar. Pensava
poder ler/ um pouco com prazer./ Mas só me lembrava/ só me lembrava/ do Audi de 23 mil contos do Santana Lopes.
Hoje levantei-me/ lavei-me/etc. e tal/ E na cabeça só me batia/ e eu não queria/por meu mal/o Audi de 23 mil contos do Santana Lopes.
Bem sei/ que há coisas mais importantes/ mais belas / que só de vê-las/ ou de pensá-las/ um tipo fica assim a modos que patriota:/ o Euro 2004/os trinta contos que o ministro Portas vai dar/ por ano aos combatentes/ do Ultramar./ Mas eu/ só sou capaz de pensar/ no Audi de 23 mil contos do Santana Lopes.
Emagreci 4 quilos/ o que me fez alegrar/pois os petiscos são/ uma coisa lixada/ e vai daí hoje de tarde/ vi no espelho/ da literatura/ uma elegante silhueta/ que me pareceu familiar. E todavia/ só sou capaz de me lembrar/ do Audi de 23 mil contos do Santana Lopes.
Cheira a limão/ no meu quintal./ E a minha irmã/ que é generosa/ quis-me ofertar/ e ofertou mesmo, c’um caraças/ não estou a brincar/ um carro/ um automóvel/ para me alegrar. E ainda por cima/ um rádio multibandas para eu ouvir/ os discursos do Papa./ Juro que é verdade/ ela tem senso de humor/ na verdade realmente./ Mas eu só sou capaz de pensar/ no Audi de 23 mil contos do Santana Lopes.
Já pensei/ para me safar/ vou-me morigerar/ ser bom menino/ comer a sopa todinha/ e nunca mais dizer mal/ até fartar/ do sistema governamental/ que nos anda a fazer a folha/ singular. Mas só me bate na mona/ na cachimónia/ na cabeçorra/ e já agora no plexo solar/ adivinhem lá, adivinhem lá/ - o Audi de 23 mil contos do Santana Lopes.

Nicolau Saião