20.4.04

O Povo é Sereno # 79

Parece que prenderam o Major por suspeitas de falsificação da verdade desportiva. Ele e outras personalidades ligadas ao mundo do futebol. Não me surpreende - como não deve surpreender ninguém neste país (mesmo aqueles que viram as costas às lutas-de-galos que normalmente emolduram esse desporto a que um dia, portuguesmente, quiseram chamar "pedibola"). O futebol "profissional" é, em grande parte, o espelho do país: um ambiente duvidoso onde o compadrio, o tráfico de influências e a corrupção fazem parte do dia a dia, com exemplos chocantes vindos de cima.
Como uma mancha de óleo, a corrupção vem alastrando neste rectângulo
onde o lema vem sendo "cada um desenrasca-se como pode". Situação
com raízes fundas, estimulada durante o consulado cavaquista (hoje prolongado pelos aprendizes-de-cavaco), este estado de coisas vai minando a consciência nacional, expulsando uma ética de exigência e de responsabilidade para instalar o chico-espertismo e certas práticas afins.
Felizmente os portugueses vão deixando de ser parvos. Mesmo se alguns continuam a pensar que foi "pena terem sido apanhados", porque, se estivessem no lugar deles, "fariam o mesmo" (a pequena vigarice costuma ser norma em países em que o Estado desrespeita os cidadãos), muitos de nós esboçamos um meio-sorriso, no qual misturamos a esperança de ver a Justiça concretizada e o receio de que venha a ser falseada por gente sem escrúpulos nem dignidade.

Ruy Ventura