4.3.04

Post Scriptum #164

É já no próximo dia 8 de Março, segunda-feira, o lançamento do novo livro de poemas de Ruy Ventura, estimado colaborador deste blogue, na livraria Ler Devagar (Rua de S. Boaventura, nº 115, ao Bairro Alto). O livro intitula-se “Assim se deixa uma casa” e é uma edição da Alma Azul.
Na mesma ocasião será lançado “Dias, Fumo”, antologia do poeta e ensaísta espanhol Antonio Sáez Delgado (n. 1970), traduzida para português por Ruy Ventura e editada também pela Alma Azul. Ambos os livros serão apresentados por José Luís Peixoto.
Deste último, apresentamos hoje, em pre-publicação, um breve texto.

O dia entona a sua última canção, o latejar final da tarde espera-nos. A tua voz passeia entre sombras, chegada de um tempo que arrasta sacos de areia e os despeja na memória. Pensas no desejo que noutras vezes alentou a tua vida, e que cobre agora toda a habitação com suas velhas mantas remendadas, como um vagabundo que dormita sobre um montão de escombros. Sei-o. O tempo tudo devasta. É em vão este empenho de passar em cada dia por uma paisagem de casas desoladas como animais feridos. Sei-o. O ruído da nostalgia torna-se insuportável. Caminho de uma estação à outra do inferno.

Antonio Sáez Delgado, “Dias, Fumo”. Tradução de Ruy Ventura.