13.2.04

Post Scriptum #141

Um poema de Elytis

Como ainda ando aqui a lutar com o poema do porto do Pireu e não consigo pô-lo em português de gente, fui à arca buscar o Elytis. Elytis, segundo prémio Nobel grego, escreveu nos anos setenta do século passado (e publicou em 1978) um poema que foi livro de cabeceira da juventude em revolta. O poema era escrito como um diálogo entre Maria Neféli (Maria Nuvem, à letra) e um Antifoneiro, que seria o poeta. É desse poema o trecho que a seguir apresento.







Maria Nefeli diz:

A NUVEM

Vivo dia a dia – quem sabe amanhã que sol nascerá.
Uma mão minha amarrota o dinheiro e outra o alisa.

Vês, é preciso que as armas falem nos nossos tempos caóticos
e que estejamos até de acordo com os chamados «ideais nacionais».

Por que me fitas tu escriba que nunca te vestiste de soldado
a arte de fazer riquezas, é também uma qualidade guerreira.

Não vás agora passar noites em claro – escrever mil versos amargos
ou encher as paredes de palavras-de-ordem revolucionárias.

Os outros olhar-te-ão sempre como um intelectual
e só eu te amo: em meus sonhos como um refém.

E se em verdade o amor é como dizem «divisor comum»
eu hei-de ser Maria Nefeli e tu ai o Empilhador-de-nuvens




Traça a tua marca não importa onde nem como
e depois apaga-te com generosidade.


E o Antifoneiro:

O EMPILHADOR-DE-NUVENS

Ah que belo é ser empilhador-de-nuvens
escrever epopeias como Homero nos seus velhos sapatos
não me importar se agrado ou não
nada.

Gozar impassível a impopularidade
assim: com largueza; como se dispusesse
de uma fábrica de moedas e a fechasse
e despedisse todo o pessoal
e conservar uma pobreza como ninguém mais tem
mas inteiramente minha.
Quando nos seus escritórios desesperadamente
pendurados ao telefone
lutam por nada os homens vulgares
subir no Amor
manchado mas ágil
como limpa-chaminés
descer do Amor disposto a construir
a minha própria praia branca

sem dinheiro

despir-me como se despem os que conhecem as estrelas
e abrir-me com grandes braçadas para chorar livremente...


É bigamia amar e sonhar