23.2.04

Pequena antologia de obras-primas portuguesas de expressão inglesa #3.


Hoje retomamos a nossa antologia de lyrics de songwriters portugueses de expressão inglesa. E voltamos a David Fonseca. Ricardo Carvalho traduziu "My Friends", um dos temas mais conhecidos dos Silence 4, banda de sucesso liderada pelo principal songwriter português da nova geração. A versão original pode ser lida aqui.


MEUS AMIGOS
David Fonseca (Silence 4)

Estava tão perdido na minha dor, o medo fundia o meu cérebro,
Contava os dias para a insanidade, tinha medo de me mover
Medo de me magoar, mais do que tinha tido até aquele dia
Tudo em que acreditava, tudo aquilo porque tinha lutado
Estava agora sob os meus pés e o meu coração batia
Estava tão longe, não podia ser sentido por ninguém
Tão só que me dava arrepios
As minhas drogas meteram-me na cama subiram-me à cabeça
E eu realmente não quero depender
Então agarro-me aos

Meus amigos e meus amigos e meu carro e meus amigos
Meus amigos e meus amigos e meus cartões e meus amigos
Martini até ao fim
Jogar bilhar de novo

Nunca pensei que fosse assim
Ninguém me disse que era assim
Estou admirado estou admirado comigo
E o meu cérebro e a minha dor
E a minha dor e as minhas veias
Estão a entregá-la à minha saúde
A minha auto-estima foi quebrada enquanto a minha confiança foi tomada
E deixou-me com uma vida vazia e esta faca
Repousa no centro da minha cama, penso em todas as coisas que ela disse
Fecho os meus olhos e durmo
Todas estas drogas na minha cabeça, parece que já estou morto
E eu não quero mesmo depender
Então agarro-me aos

Meus amigos e meus amigos e meu carro e meus amigos
Meus amigos e meus amigos e meus cartões e meus amigos
Martini até ao fim
Jogar bilhar de novo

Não posso fumar mais não posso beber mais, mesmo assim faço-o, faço-o de novo
Perdi tudo o que tinha, longe da mamã, longe do papá
Agradeço a Deus pelos meus bons, bons amigos
Mas onde está este Deus que evoco? Onde está Ele agora?
Enquanto morro o mais lentamente que posso? Todos os meus planos, foram pelo cano
A minha vida não tem meta, e interrogo-me se isto valerá a pena
Mas os meus amigos tomaram a minha mão
Ajudaram-me a erguer-me de novo
E é por isso que eu sinceramente amo

Meus amigos e meus amigos e meu carro e meus amigos
Meus amigos e meus amigos e meus cartões e meus amigos
Martini até ao fim
Jogar bilhar de novo

Tradução de Ricardo Carvalho.