13.1.04

Post Scriptum #118

Secção "Isto é que eu sou uma besta!"

Realizou-se ontem na "Casa Fernando Pessoa" uma sessão de apresentação do n° 7 da revista semestral de poesia e tradução "diVersos", a que me ligam evidentes laços sentimentais, quanto mais não seja por ter sido um dos coordenadores e continuar a ser um dos colaboradores activos permanentes. Não fiz qualquer menção a esse acontecimento aqui no blogue porque sempre me ensinaram a não me aproveitar das situações e etc.

Só que as notícias que recebi deixam-me furioso e a dizer comigo próprio "isto é que tu és uma besta!"

Passo a explicar. A sessão segundo um correspondente na capital

"foi muita fixe, meus. A sala estava praticamente cheia, com gente muito interessada, e algumas figuras gradas da cena cultural, não é verdade?"

Notava-se entre os participantes a presença de Judith Herzberg, poetisa holandesa que figura nesse número, e Jorge Silva Melo. Jorge Silva Melo? perguntará o visitante. Pois: de vez em quando, ele e os "Artistas Unidos" dão uma mãozinha para ajudar a divulgar. Obrigado.

Só que acontece o seguinte, e espantai-vos, bloguistas (não vos desejo quererem ser divulgadores ou operadores culturais - rais parta estes incisos), acontece que distribuidor não há. Soube agora pelo telefone, junto de um dos "editores", que as reivindicações do distribuidor apalavrado implicavam certas manobras que me escuso a divulgar, mas que, vos garanto, são esdrúxulas. Está a ser organizado um mecanismo ad hoc para tentar pôr nas livrarias as revistinhas, mas se a gente nem ao mercado consegue chegar, como funciona o mercado? Não sei se estão a ver aonde quero chegar.

Note-se que, segundo o dr. (ou será doutor, ou professor doutor, ou professor?) EPC a "diVersos" é uma excelente revista (ou melhor tem excelentes traduções - obrigado, doutor, ou professor doutor, ou professor), tal como a "Inimigo Rumor" e a "Relâmpago", afirmação que me espanta: alguma vez terá ele lido o objecto de estudo? Onde o encontrou, se não costuma frequentar lugares de má fama como a "Abril em Maio"? Mistérios. (Ora, que burro sou: claro, segundo me informaram depois, recebeu um exemplar como crítico).

Bem, retomando o fio do horizonte ao discurso. Dentro de alguns dias, se o tempo estiver de feição, talvez a revista chegue às livrarias. Depois disso, talvez os livreiros queiram expô-la, estão a perceber? Depois disso, pode acontecer que se junte o acaso com o acaso e algum curioso pergunte por ela no preciso instante em que está exposta ou presente na precisa livraria em que ele se encontre. Passados uns dias, a revistinha passa ao passado, e pronto.

Resumindo e concluindo: se quiserem mesmo a diVersos, dou-lhes um conselho: escrevam ao por assim dizer editor:

Edições Sempre-em-Pé
Rua Camilo Castelo Branco 70/52
4425-037 Águas Santas
por fax: (+351) 22 975 9592
sempre-em-pe@oninet.pt

Percebem porque estou furioso?

Ainda bem que percebem.

A tempo. Autores e tradutores que constam deste número: Antonio Porchia, Edgar Allan Poe, Gérard Calandre, Jacques Borel, Judith Herzberg, Jules Morot, Marcel Delpach, Mikhális Katsarós, Nietzsche, Odysseas Elytis, Aurélio Porto, Avelino de Sousa, Cristino Cortes, Else Ruiz Borges, Frederico Lemos Cabral, Isabel Santos, Jacinto Silva Santos, Joana Coder Barbosa, João Garção, Jorge Vilhena Mesquita, Manuel Teixeira, Maria Nazaré Sanches, Nicolau Saião, Paulo da Costa, Sofia Sampaio, Vítor Oliveira Jorge

e este vosso criado.

Escusam de aplaudir.