11.1.04

Post It #46

O Blogue de Esquerda faz-se eco do Eco que, em crónica, mostra como as mulheres são esquecidas e abafadas na filosofia. E o BE cita a propósito, como uma das poucas excepções, o caso de Hipátia, filósofa de Alexandria.

Não resisto a falar também aqui da primeira mulher filósofa conhecida, Hipárquia de Maroneia (c. de 300 AC), casada com Crates, o filósofo cínico. Eis o que conta dela Diógenes Laércio:

Também Hipárquia, irmã de Metrocles, foi cativada pelos discursos [dos Cínicos]. Irmão e irmã nasceram ambos em Maroneia.

Ela apaixonou­‑se pelas palavras e pela vida de Crates, e não queria saber dos pretendentes que a cortejavam, das riquezas que tinham, da linhagem de que procediam nem dos belos ares que mostrassem. Para ela, Crates era tudo. Chegava a ameaçar os pais de que se suicidaria se não lhe fosse dada em casamento. Assim sendo, os pais imploraram a Crates que dissuadisse a donzela, e que tudo fizesse para isso. Por fim, não tendo conseguido convencê-la, ele levantou­‑se, tirou as roupas diante dela e disse: "Eis o teu noivo, eis tudo o que possuo; toma a tua decisão em conformidade, pois não serás minha companheira se não compartilhares do meu modo de vida.

A donzela escolheu, e adoptando o seu modo de vestir, andava com o marido por todo o lado, unia-se a ele em público e acompanhava­-o aos simpósios. Foi assim que compareceu no banquete dado por Lisímaco, onde pôs na ordem Teodoro, a quem chamavam o ateu, por meio do seguinte argumento:

“Nenhum acto que não seja errado feito por Teodoro será errado se feito por Hipárquia. Ora, Teodoro não faz nenhum mal se bater em si próprio. Portanto, também Hipárquia não fará qualquer mal se bater em Teodoro.”

Teodoro ficou sem resposta para este argumento, mas tentou tirar-lhe o manto. Hipárquia não mostrou porém qualquer perturbação como é normal nas mulheres. E quando ele lhe perguntou: "Foi esta que deixou a tela e a lançadeira?", ela respondeu: "Fui eu, Teodoro. Mas achas que escolhi mal, por não ter desperdiçado ao tear o tempo que gastei na educação?"

Estes ditos e muitos outros são contados da mulher filósofa.


Diógenes Laércio. “Vidas dos Filósofos Ilustres”. Livro VI, 96-98.


Crates dizia: “Não tenho por pátria uma só cidade, uma só torre, um só tecto; O Universo todo é a cidade, a casa, a habitação que me foi preparada.”