20.1.04

Cimbalino Curto #56



MONÓLOGO DO 82.
Peça em 1 Acto


Monólogo para várias vozes.

A peça decorre no interior de um autocarro, no Porto, durante a viagem entre a Boavista e Gaia, na linha 82.

Personagens: Velhota, Rapaz, Velhota do lado, Velhote do fundo e Motorista de autocarro.

VELHOTA (de pé, junto ao motorista): Então, então, bê lá se tens mais cuidado.
RAPAZ: Não bê que quero passar?
VELHOTA: Passa mas não empurres. Respeita, se queres ser respeitado.
RAPAZ: Ó f***-se, lá pá beilha…
VELHOTA (elevando a voz): Ó malcriadom da m***a, bai chamar beilha pó c*****o que te f**a.
RAPAZ: Bá bocê, bá-se f***r.
VELHOTA: malcriadola… só sabe dizer asneiras, o filho da p**a. (Ainda mais alto) isto já não há respeito. Ó sr. motorista, não bê este malcriado de m***a a dizer asneiras no meio do autocarro?
MOTORISTA: …
Alguns passageiros abanam a cabeça e trocam cúmplices olhares de troça entre si. Outros olham distraídos para a rua. Outros ainda nem chegam a levantar os olhos do jornal desportivo.
VELHOTA: Isto já não há respeito.
VELHOTA DO LADO: Cale-se, minha senhora. A falar dessa maneira perde a razom.
VELHOTA: Eu não me calo… A mim ninguém me cala.
OUTRO VELHOTE (do fundo do autocarro): Ainda nom se calou a m***a da beilha?
VELHOTA (entre dentes): hhhhmmm, bai pó c*****o.