15.12.03

Post Scriptum #98

Hora do Conto

O AVISO
Por Walter Benjamin

Num parque de recreio, não longe de Tsingtau, havia um promontório rochoso célebre pela sua localização romântica e pelas suas encostas escarpadas, precipitando-se no abismo. Esse promontório era visitado por muitos namorados, em seus momentos de felicidade, os quais, depois de se maravilharem com a paisagem nos braços das suas acompanhantes, desciam até uma hospedaria próxima. Essa hospedaria estava próspera. Pertencia ao senhor Ming.
Aí pensou um dia um apaixonado, abandonado pela sua amada, pôr termo à vida, no mesmo lugar onde mais plenamente a havia vivido e, não longe da estalagem, lançou-se do rochedo mais alto para o abismo. Este engenhoso apaixonado teve seguidores e não tardou que o promontório fosse mais maldito como ossário do que famoso como miradouro.
Tal reputação, porém, pesava também sobre o estabelecimento do senhor Ming pois nenhum cavaleiro levaria a sua dama a um sítio onde, de um momento para o outro, poderia aparecer uma ambulância. O negócio do senhor Ming ia de mal a pior e ele viu-se forçado a entrar em reflexão.
Um dia, fechou-se no seu quarto. Quando de lá saiu, foi para se dirigir à central eléctrica próxima. Poucos dias depois, uma cercadura de arame rodeava o romântico promontório. Num letreiro lia-se: "Cuidado! Alta tensão! Perigo de morte!"
A partir de então, os candidatos a suicidas passaram a evitar aquele lugar e os negócios do senhor Ming prosperaram como nunca.

Walter Benjamin, Histórias e Contos, trad. Telma Costa, Teorema, 1992.