10.12.03

O Povo é Sereno #26

De acordo com um documento do Pentágono divulgado ontem, Portugal e Angola são os únicos países de língua oficial portuguesa que poderão concorrer à reconstrução do Iraque. De fora da corrida deverão ficar países como a França, a Alemanha, a Rússia e o Canadá. Uma explicação demasiado simplista para esta decisão, e que é avançada pelo Público, remeter-nos-ia para o facto destes países se terem recusado a participar na coligação militar liderada pelos Estados Unidos.
Mas os reais motivos que estiveram por trás desta escolha da Administração Bush poderão ser outros, pelo menos no que diz respeito a Angola. E a hipótese foi-nos adiantada pelo leitor Ricardo Carvalho. Segundo o Ricardo, os americanos poderão ter sido influenciados por uma campanha publicitária que está a ser veiculada em vários jornais e revistas, e que demonstra a vitalidade do sector angolano da construção civil.
Este é o anúncio que prova que a tese de Ricardo Carvalho poderá ter alguma base de sustentação. Mas, caro Ricardo, uma dúvida persiste. O que terão feito os portugueses, por seu lado, para cair nas boas graças dos americanos?


Anúncio publicado na revista África Hoje nº 183 (Novembro de 2003).