9.10.03

Post Scriptum #35

Se é sabido que, na "República", Platão deu cabo dos poetas porque eram imitadores de terceira e afirmava que, em princípio, não os queria na sua Pólis, como se justifica que escrevesse poemas aos namorados? (Manuel Resende)


Mais uma tradução exclusiva de Manuel Resende para este blog. Três epigramas de Platão (428 a.C.-347 a.C.).

Atiro-te a maçã e tu se acaso me tens amor
Aceitando-a, dá-me a tua virgindade
Se hesitas - que isso não se dê! - então toma-a na mesma
E lembra-te que a hora é só um curto instante

***

Maçã eu sou e quem me lança te ama; vá, faz que sim,
Xantipes; tu e eu havemos de murchar.

***

Agora, Aléxis não é nada, mas se eu belo o disser,
Em torno logo todos se põem a olhar.
Minh'alma, por que mostras ossos tu aos cães se a seguir
Vais sofrer? Fedro, não foi assim que o perdemos?