24.10.03

O Povo é Sereno #14

Ao longo das últimas semanas, esperei encontrar nos blogs que habitualmente leio alguma referência aos erros grosseiros registados este ano no processo de colocação de professores contratados. Surpreendentemente, o resultado foi nenhum.

Recorde-se que o Ministério da Educação pretendia, com o novo sistema de colocação, tornar o concurso mais rápido, justo e transparente. A verdade é que, em poucas horas, o sistema revelou-se totalmente permeável às mais aberrantes perversões e injustiças. Foram desrespeitadas as posições dos professores nas listas graduadas, ignoraram-se as preferências regionais, entre muitas outras irregularidades, provavelmente tantas quantos os professores contratados que aguardavam ou ainda aguardam colocação.

Conheço bem o caso de uma professora cujo contacto telefónico, constante na lista graduada do ministério, já não era actualizado pelos serviços há pelo menos três anos, apesar dos professores contratados fornecerem os seus dados actualizados nos boletins anuais de candidatura. Resultado: a professora não foi colocada porque o número de telefone não existia e, por isso, não estava contactável. E este, seguramente, não terá sido um caso isolado.

Ora, afinal houve pelo menos um blog que procurou insistentemente denunciar toda esta trapalhada. Trata-se do Pedra no Charco.
Lamentavelmente, só o descobri hoje.